São Caetano (SP) aprova projeto de políticas públicas para proteção animal

São Caetano (SP) aprova projeto de políticas públicas para proteção animal
São Caetano aprova projeto de políticas públicas para proteção animal.

Na última sessão ordinária (22/08), a Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou por unanimidade, projeto de lei nº 3317/17, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG, que Institui a “Semana de Discussões sobre as Políticas Públicas voltadas à Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal” no Município. Com a nova lei, a cidade passará a ter, anualmente, na semana do dia 04 de outubro, plenária e eventos para tratar dos assuntos relacionados a proteção animal de São Caetano do Sul.

De acordo com o autor do projeto, na semana instituída será realizado um grande evento com a participação da sociedade, entidades não governamentais de proteção animal, protetores da causa, instituições públicas e privadas. A ideia é que no dia 04 de outubro, em ato solene, seja homenageado e reconhecido os trabalhos realizados pelos protetores da cidade, já que a lei nº 5.511, que institui o “Dia do Protetor Animal” em São Caetano, também é do vereador. Ainda fará parte da semana a festa de adoção, consultas solidárias, vacinação e a 2º CÃOminhada do Município, dentre outros.

Na justificativa do projeto Ubiratan Figueiredo cita que “apesar de todo o esforço dos protetores e ONG’S de proteção e cuidado animal, grande parte da população está restrita ao senso comum. Ao participar das políticas públicas, no âmbito governamental, o cidadão tem a consciência do impacto de suas ações na sociedade, enquanto cidadão, e que medidas como esta são necessárias para um futuro melhor para a causa animal em toda região”, diz o vereador.

Já ativista da causa animal, senhora Paula Aviles, comemorou a nova Lei. “É fundamental esse debate de ideias e a participação social para intensificar os direitos da causa. Cabe a todos, cidadão, poder público, protetores e entidades a conscientização e lutar juntos pela proteção animal ”, completou.

O projeto será aprovado em segunda discussão na próxima terça-feira (29/08) e depois encaminhado para a sanção do prefeito José Auricchio Júnior. Outros projetos do vereador referente a causa animal na cidade estão em trâmite pelos órgãos públicos, como a criação da Coordenadoria de Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal, que, quando aprovado, cuidará de toda atenção e políticas públicas para os animais em situação de risco de São Caetano do Sul.

Fonte: ABC do ABC


Nota do Olhar Animal: Lembrando que projetos de indicação não obrigam a Prefeitura a realizar nada. São uma manifestação de caráter político que pode ou não trazer resultados, dependendo principalmente da atuação do parlamentar, que não pode ser resumir ao PL.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *