São Luís (MA) supera a meta de vacinação antirrábica animal

Município imunizou mais de 162 mil cães e gatos durante campanha; após campanha vacina continua disponível na Unidade de Vigilância em Zoonoses.

231
São Luís não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas nos últimos quatro anos (Foto: Maurício Alexandre)
São Luís não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas nos últimos quatro anos (Foto: Maurício Alexandre)

O Município de São Luís vacinou 162.967 cães e gatos e superou a meta de 160 mil animais estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada na capital entre os meses de novembro e dezembro. Neste período foram imunizados 108.743 cães e 54.224 gatos em visitas domiciliares feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Para que a meta fosse superada, equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses percorreram os bairros de São Luís, fazendo a vacinação domiciliar de cães e gatos, com o objetivo não apenas de cumprir a meta, mas também de imunizar o maior número possível de animais contra a raiva. Essa é uma condição indispensável para manter o controle epidemiológico da doença.

O coordenador da UVZ, João Batista Pires, lembra que São Luís não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas nos últimos quatro anos, mas diz que é importante garantir a vacinação aos animais que ainda não foram imunizados. “Tivemos alguns casos em que as residências estavam fechadas quando os vacinadores passaram; por isso, solicitamos que estas pessoas levem seus animais para tomarem a vacina na UVZ, e garantir a proteção dos animais contra a raiva”, explica.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.