Cães foram sacrificados pela prefeitura de Igaracy, Sertão da Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco/Arquivo)

Secretário que ordenou matança de cães em Igaracy, PB, é afastado do cargo

Após recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade de Igaracy, no Sertão, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde do município. A exoneração foi divulgada na noite dessa quinta-feira (9) e aconteceu em função do envolvimento do então secretário com a matança de mais de 30 cães.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Igaracy. Ainda conforme a assessoria, José Carlos Maia vai ficar afastado do cargo até que o inquérito sobre a morte dos animais seja concluído.

O caso foi revelado após denúncias feitas por moradores de Igaracy na última terça-feira (6) e ganhou grande repercussão. De acordo com as denúncias, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ordenou a morte dos animais alegando que eles estavam abandonados nas ruas, apresentando perfil violento e com doenças.

Além de requisitar a exoneração do secretário de Saúde, o MPPB também solicitou informações do prefeito de Igaracy referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.

A Polícia Civil investiga se os cães foram mortos com requintes de crueldade, e não por meio do procedimento de eutanásia, como informado pela Secretaria de Saúde do município, de modo que foi aberto um inquérito para investigar o caso, de acordo com o delegado de Itaporanga, Glêberson Fernandes, responsável por investigar a morte de cães.

Fonte: G1


Mais de 30 cachorros são sacrificados por prefeitura em Igaracy, Sertão da PB

Ministério Público abre inquérito para apurar matança de animais a PAULADAS em Igaracy (PB) e pede demissão de secretário

Cachorros mortos em ‘chacina de Igaracy’ são encontrados enterrados em lixão

Polícia Civil investiga se cães foram mortos com crueldade em Igaracy, PB

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *