Seis meses de prisão por jogar seu cão ao rio com um bloco de concreto no pescoço

Seis meses de prisão por jogar seu cão ao rio com um bloco de concreto no pescoço
O condenado por maus-tratos animal no tribunal em Valência (Foto: I. Cabanes)

O sexto Tribunal Penal de Valência condenou a seis meses de prisão um morador de Benifairó de la Valldigna (Espanha) por matar e jogar seu cão no rio com um bloco de concreto amarrado no pescoço. No julgamento, o acusado de crime de maus-tratos animal reconheceu os fatos e teve a sua pena reduzida dos iniciais 18 meses de prisão que teria que enfrentar.

O incidente ocorreu no final do mês de março do ano passado, quando o agora condenado decidiu acabar com a vida de Chiqui, um cão da raça Pinscher. Conforme ficou provado, o animal estava com a patinha quebrada e para sua recuperação seria necessário uma cirurgia, cuja despesa seu tutor não teve a intenção de arcar.

E foi por esta razão, e sem pensar em alternativas menos cruéis, que o acusado optou por afogar seu cão de três anos de idade. Amarrou uma corda com um bloco de concreto no pescoço do pequeno animal que ele viu crescer desde que nasceu, para que ele afundasse rapidamente, e o jogou no Rio Vaca, no município de Benifairó de la Valldigna.

Graças a microchip que o cão tinha implantado os agentes lograram identificar o seu tutor, morador do município.

Os fatos constituem crime de maus-tratos animal disposto no artigo 337 do Código Penal. A Promotoria de Meio Ambiente pediu para o acusado inicialmente uma pena de 18 meses de prisão, mas por ter admitido a sua culpa na audiência, a juíza rebaixou a pena do acusado a seis meses de prisão.

O condenado não ingressará na prisão, pois recebeu pena inferior a dois anos e por não ter antecedentes penais, mas ele estará incapacitado de manter e exercer qualquer profissão, ofício ou comércio que tenha relação com animais por um período de três anos.

Por Ignacio Cabanes / Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: Alerta Digital

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *