Semam apreende pássaros no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, RS

Semam apreende pássaros no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, RS
Semam apreende pássaros no bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), com o apoio de agentes da Polícia Civil, realizaram na tarde desta quinta-feira, 21, a apreensão de 28 aves de oito diferentes espécies mantidas em cativeiro sem autorização do órgão competente.

Pássaros como Bicudo, Cardeal, Bico de Pimenta, Trinca-ferro, Tupi, Azulão, Canário da Terra e um Coleirinho foram encontrados em uma casa na Rua da Fazenda, no bairro Santo Afonso. Um homem foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. A ação foi realizada após denúncia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que recebeu as aves.

Segundo o artigo 29 da Lei Federal 9605/98 (que dispõe da posse de aves nativas sem autorização do órgão ambiental competente – IBAMA) e artigo 26 da Instrução Normativa IBAMA 015/2010 (posse de aves híbridas), manter animais sem autorização em cativeiro é crime ambiental. A previsão de sanção é de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por exemplar nativo não constante em listas de espécies ameaçadas (para estas espécies a multa é de R$ 5 mil, cada). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Semam, 3594-9999 (ramal 9173), ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Revista News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.