Semana de Moda Vegana estreia no próximo mês em Los Angeles, Califórnia,EUA

Nas últimas temporadas, grandes marcas de luxo se juntaram ao movimento fake fur e abandonaram o uso de peles de animais nas coleções: Chanel, Versace e Burberry, por exemplo. Além disso, a última Semana de Moda de Londres, pela primeira vez, não teve peças de pele de origem animal. Agora, o calendário da moda se prepara para algo inédito: Los Angeles será sede da primeira Vegan Fashion Week, entre os dias 1º e 4 de fevereiro.

Vem comigo!

Vale destacar que as novas práticas estão ganhando mais força depois de anos de intervenções de ativistas da organização PETA (People for Ethical Treatment of Animals), além de outras pelo mundo. A estreia da Semana de Moda Vegana terá o slogan “cruelty freeé o novo luxo”.

A escolha do local não aconteceu por acaso: Los Angeles se tornou a maior cidade a proibir a fabricação e venda de peles de animais. A idealizadora, Emmanuelle Rienda, defensora dos direitos dos animais, explicou em entrevista recente que o objetivo é contribuir para a indústria acabar com qualquer tipo de prática de exploração animal.

“Eu quero instigar conversas e debates dentro da indústria, educando, elevando e estabelecendo conexões entre nossos valores mais importantes: o respeito pela vida humana, direitos animais e meio ambiente”, declarou Rienda.

Durante quatro dias, a moda e o ativismo estarão em pauta no California Market Center. Além dos desfiles, serão realizados debates com estilistas que prezam pela produção consciente, bem como uma exposição representando a história e a evolução da moda vegana. A programação será anunciada em 21 de janeiro.

Stella McCartney é um dos nomes mais associados à moda consciente. A estilista aposta em práticas sustentáveis.

 

As peças da Stella McCartney são eco-friendly.

 

A Semana de Moda de Londres em setembro de 2018 não teve peças de pele de origem animal. Fotos: Getty Images

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Por Ilca Maria Estevão

Fonte: Metrópoles (colaborou Rebeca Ligabue)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.