Semana vegana

 

Este projeto visa promover a cultura vegana e a difusão de valores relacionados a ela, como justiça e a compaixão.

TEXTO DA LEI

PROJETO DE LEI Nº

Institui a SEMANA VEGANA

A CÂMARA MUNICIPAL DE ___________ DECRETA:

Art. 1º Fica instituída no município de ________ a Semana Vegana, a ser comemorada anualmente na semana em que ocorrer o dia 1 de novembro (Dia Mundial Vegano).

Parágrafo único. Entende-se por veganismo o modo de vida motivado por convicções éticas com base na igual consideração para com animais humanos e não humanos, visando abolir toda a forma de exploração ou abuso.

Art. 2º Na Semana Vegana, as escolas da rede pública municipal poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, elaboração de merenda vegana e workshops promovendo receitas veganas, visando despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de defender a igual consideração dos interesses dos animais, bem como para as implicações do veganismo para a saúde humana e o ambiente natural.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

(local e data)

(assinatura do parlamentar)

JUSTIFICATIVA

Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio.

Veganos são, portanto, vegetarianos que excluem animais e derivados não apenas de sua dieta, mas também de outros aspectos de suas vidas. Esse modo de vida fundamenta-se ideologicamente no respeito aos direitos dos animais e pode ser praticado por pessoas de quaisquer credo, etnia, gênero ou preferência sexual. O veganismo não tem relação com crenças políticas nem com preferências musicais, nem deve ser associado a determinada cultura. Trata-se, portanto, de uma prática universal.

O número de adeptos deste modo de vida cresce a cada dia no Brasil e no mundo, já existindo o Dia Mundial Vegano, comemorado anualmente em 1º de novembro. As práticas veganas valorizam a ética e a compaixão, e trazem benefícios para os animais, para a saúde humana, por meio de uma alimentação mais saudável, e para o meio ambiente.


TEXTOS RELACIONADOS

Parecer sobre vegetarianismo do Conselho Regional de Nutricionistas – Região 3 (SP e MS)

O que veganismo?, por Sérgio Greif

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *