Servidor aproveita cadeira odontológica e cria mesa cirúrgica para castração de animais em Gurupi, TO

Servidor aproveita cadeira odontológica e cria mesa cirúrgica para castração de animais em Gurupi, TO
Foto: Divulgação

A criatividade faz toda a diferença e nesse pensamento e atitude é que o servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, Luís Claudio Triers, que trabalha na coordenação de Saúde Bucal, aproveitou uma cadeira odontológica que não estava mais sendo utilizada e fez dela uma moderna mesa cirúrgica para a castração de gatos e cães no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ele conta que o material ficaria em algum depósito e daí veio a idéia em aproveitar e fazer com que aquele item continuasse a ter utilidade, e assim, estudou uma maneira de criar esse projeto que deu super certo e que foi aprovado pelos médicos veterinários que afirmam que a nova mesa cirúrgica promove mais conforto tanto para os profissionais quanto para os animais.

Luís Cláudio explica que a mesa regula a altura e luz, é acoplado o bisturi elétrico e ainda tem o recipiente que recebe as secreções que saem do animal durante a cirurgia e expele já diretamente para o esgoto, num processo de auto higienização.

O veterinário Pedro Alexandre Alencar comenta que como a mesa regula altura facilita o trabalho anulando possíveis desconfortos do profissional na hora do procedimento. Segundo ele, também auxilia para que seja feito mais cirurgias, o animal fica bem mais confortável, o processo cirúrgico é mais rápido o que consequentemente também auxilia na recuperação do cão ou felino.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O secretário de Saúde, Gutierres Torquato, ficou satisfeito com a iniciativa do servidor e admirado da inteligência e presteza dele em aproveitar um item que seria descartado para garantir benefícios em outro setor e aproveitar recursos gerando economicidade.

O coordenador do CCZ, Henrique Alencar, lembra que o Centro realiza castrações de segunda a quinta-feira, sendo em média 50 por semana, conforme agendamento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: Surgiu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.