Spas e Lhuba, os primeiros animais resgatados da farra do boi foram mortos pela Cidasc

Spas e Lhuba, os primeiros animais resgatados da farra do boi foram mortos pela Cidasc

Spas e Lhuba foram os primeiros animais resgatados da Farra do Boi em Santa Catarina. Embora seja conhecida a “tradição” da Farra do Boi, principalmente durante a Semana Santa, no Estado de Santa Catarina, ela foi considerada inconstitucional há 20 anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste ano, um grupo de ativistas, além de registrar alguns momentos da Farra do Boi, em Governador Celso Ramos, no litoral Norte do Estado, também decidiu dar um destino novo para os animais apreendidos. No dia 16 de abril, uma semana antes da Páscoa, eles decidiram conseguir na Justiça a guarda de um boi, que ficou por longo tempo dentro do caminhão da Cidasc (Companhia de Integração e Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), que estava já a muito tempo parado irregularmente em via pública. Spas havia sido tirado de uma Farra na localidade.

Os ativistas acompanharam o caminhão da Empresa, enquanto os advogados tentavam a guarda do animal. Eles acabaram surpreendidos​, pois o mesmo caminhão foi recolher mais um animal, retirado de outra Farra, desta vez uma vaca.

Os ativistas conseguiram a tutela dos animais. Lhuba e Spas foram mortos no dia 28 de abril, sem poderem realizar exames sob a alegação que estavam colocando o rebanho catarinense em risco, mesmo após o juiz Welton Rubenich, da 2° Vara Cível de Biguaçu ter recomendado a realização dos exames para saber as condições de saúde dos animais.

Assista ao vídeo e entenda a história desse resgate que terminou de forma trágica.

Assista ao vídeo:

Farra do Boi Nunca Mais: https://www.facebook.com/farradoboinuncamais/

Por Janine Koneski de Abreu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *