Tartaruga é solta no mar após três cirurgias para remoção de tumores em 5 meses de tratamento no RJ – Olhar Animal
Tartaruga foi solta em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

Tartaruga é solta no mar após três cirurgias para remoção de tumores em 5 meses de tratamento no RJ

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) fêmea foi devolvida ao mar nesta quinta-feira (8) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, depois de passar por cinco meses de tratamento e três cirurgias para remoção de dezenas de papilomas, tumores benignos na pele. O animal de 12 kg, 50 centímetros e cerca de 10 anos de idade foi solto na área da Praia do Forno.

Uma anilha metálica foi implantada e permitirá a identificação do animal, caso a tartaruga seja capturada novamente.

O animal passou por três procedimentos cirúrgicos no Centro de Tratamento de Animais Marinhos (CTA), na área entre Praia Seca (Araruama) e Arraial do Cabo, com anestesia e retirada dos papilomas com bisturi elétrico. Segundo o CTA, dois médicos participaram de cada cirurgia. O animal também recebeu alimentação especial, à base de peixe, alga, camarão e vitaminas.

Animal apareceu debilitado e passou por cinco emses de tratamento em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

A tartaruga apareceu debilitada, em setembro de 2017, na Praia do Pontal. Segundo Mauro Cesar, coordenador da Guarda Marítima e Ambiental de Arraial do Cabo, o animal estava fraco e foi trazido pelo vento para a praia, onde existe um posto da Guarda.

“Caso alguém veja algum animal debilitado, é só entrar em contato conosco que faremos o possível para ajudar. Basta ligar paras os números 2622-2334 ou 199”, afirmou Mauro César.

Tartaruga sendo devolvida ao mar em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.