Tartaruga é solta no mar após três cirurgias para remoção de tumores em 5 meses de tratamento no RJ

Animal ficou cinco meses em tratamento até ter condições de retornar ao mar, em Arraial do Cabo.

190
Tartaruga foi solta em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)
Tartaruga foi solta em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) fêmea foi devolvida ao mar nesta quinta-feira (8) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, depois de passar por cinco meses de tratamento e três cirurgias para remoção de dezenas de papilomas, tumores benignos na pele. O animal de 12 kg, 50 centímetros e cerca de 10 anos de idade foi solto na área da Praia do Forno.

Uma anilha metálica foi implantada e permitirá a identificação do animal, caso a tartaruga seja capturada novamente.

O animal passou por três procedimentos cirúrgicos no Centro de Tratamento de Animais Marinhos (CTA), na área entre Praia Seca (Araruama) e Arraial do Cabo, com anestesia e retirada dos papilomas com bisturi elétrico. Segundo o CTA, dois médicos participaram de cada cirurgia. O animal também recebeu alimentação especial, à base de peixe, alga, camarão e vitaminas.

Animal apareceu debilitado e passou por cinco emses de tratamento em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

A tartaruga apareceu debilitada, em setembro de 2017, na Praia do Pontal. Segundo Mauro Cesar, coordenador da Guarda Marítima e Ambiental de Arraial do Cabo, o animal estava fraco e foi trazido pelo vento para a praia, onde existe um posto da Guarda.

“Caso alguém veja algum animal debilitado, é só entrar em contato conosco que faremos o possível para ajudar. Basta ligar paras os números 2622-2334 ou 199”, afirmou Mauro César.

Tartaruga sendo devolvida ao mar em Arraial do Cabo (Foto: Guarda Ambiental de Arraial do Cabo/Divulgação)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.