Foto: Amao

Tecnologia de impressão 3D aumenta conscientização sobre direitos animais

Os pangolins, por exemplo, possuem escamas compostas de queratina. Segundo o Save Pangolins, existem oito espécies desses animais noturnos em toda a Ásia e África subsaariana. Eles se enrolam quando se sentem ameaçados para proteger a si mesmos e seus bebês.

Foto: Amao

Eles inspiraram diversos projetos de impressão em 3D e são mamíferos criticamente ameaçados porque os humanos os matam para a alimentação, para a indústria da moda e produção de medicamentos. Além disso, o habitat dos pangolins é cada vez mais prejudicado.

O designer 3D Amao visa aumentar a conscientização sobre a situação dos animais com seu modelo de pangolim chamado “Save Pangolins” que pode ser impresso em 3D e está disponível gratuitamente na de plataforma Cults 3D, que compartilha arquivos 3D. Amao espera que isso aumente a conscientização sobre os animais. “O Pangolin é um trabalho realmente hábil e difícil no qual passei muito tempo. Eu estava tentando fazer uma obra de arte com aparência e função perfeita”, disse.

Morcegos

Foto: Reprodução, 3D Print
Foto: Reprodução, 3D Print

Desde 2013, a população de morcegos no estado do Kentucky (EUA) caiu mais de 83% devido a uma epidemia de uma doença mortal para os morcegos e à destruição do habitat dos animais. Os morcegos ajudam a combater a propagação de algumas enfermidades, Uma equipe de robótica da FIRST LEGO League (FLL), composta por cinco estudantes da Whitefield Academy Robotics, criou um projeto que utiliza a tecnologia de impressão 3D para restaurar a população de morcegos do estado.

Dois membros do grupo Team Blackout que construíram uma casa de madeira para os morcegos, oferecendo-lhes um ambiente seguro para viver e criar seus bebês, também decidiram criar uma casa de morcego com o auxílio da impressão 3D.

Aves

Desde bicos e pernas protéticos, membros feitos com a tecnologia 3D ajudaram as aves em 2017. Uma águia careca chamada Beauty ganhou uma prótese impressa em 3D após ser encontrada sem o bico superior no Alasca (EUA) pela bióloga e diretora da Birds of Prey NW Jane Veltkamp. A ave aparece em no livro infantil de não ficção “Beauty e o bico: como a ciência, a tecnologia e um bico impresso em 3D resgataram uma águia careca”, escrito por Veltkamp e pela autora infantil Deborah Lee Rose.

Foto: Reprodução, 3D Print
Foto: Reprodução, 3D Print

“Estou particularmente orgulhosa da equipe que criei para sintetizar uma solução motivada pela compaixão, alimentada pela ciência e tecnologia, que produziu uma solução impressa em 3D para uma águia careca chamada ‘Beauty’. Seu livro ‘Beauty e o bico’ conta sua verdadeira história que visa inspirar as crianças para colaborarem com múltiplas disciplinas, resolução de problemas e proteção das aves de rapina”, disse Veltkamp.

O bico impresso em 3D foi projetado com o uso d moldes dentários dos restos do bico original da ave, software CAD e com as medidas de um crânio de outra fêmea de águia-careca. De acordo com o portal 3D Print, diversos protótipos impressos em 3D foram testados e descartados antes da prótese final ser colocada em uma cirurgia de três horas.

Fonte:

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.