Terceira baleia aparece morta em Barra Velha (SC) em 10 dias

Segundo especialista, a ocorrência é considerada normal no período de migração das baleias.

152
Baleia apareceu na Ilha do Grant em Barra Velha na quinta (26) (Foto: Guilherme Rhay / Arquivo Pessoal)
Baleia apareceu na Ilha do Grant em Barra Velha na quinta (26) (Foto: Guilherme Rhay / Arquivo Pessoal)

Uma baleia morta apareceu na quinta-feira (26) na Ilha do Grant em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense. Esta é a terceira nesta condição a surgir nas praias do município nos últimos 10 dias. Segundo o coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, Jeferson Dick, este é o período de migração das baleias e é considerado normal que alguns animais apareçam mortos.

“Nossa equipe está no local neste momento, ainda não divulgou uma conclusão, mas acredito que seja uma baleia da espécie jubarte. Sobre o fato de ser a terceira baleia morta a aparecer em Barra Velha, acredito que possa ser uma coincidência. Esta é a época de migração das baleias, elas saem da Bahia com destino à Antártica, e é normal que animais fragilizados morram neste percurso”, declarou.

Animal é o terceiro a morrer nas praias de Barra Velha (Foto: Guilherme Rhay / Arquivo Pessoal)

Costa brasileira

Conforme Dick, em 2017, já foram registradas cem mortes de baleias ao longo da costa brasileira. “É um número alto, mas não está fora do que ocorreu em outros anos, sobretudo no que se refere à espécie Jubarte”, afirmou.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, na segunda-feira (30) técnicos da prefeitura devem ir ao local para avaliar a situação e definir estratégias para remover o animal.

Outras duas mortes

Uma baleia da espécie jubarte morreu em 17 de outubro, depois de ficar mais de 24 horas encalhada na praia da Pensínsula em Barra Velha. Ela chegou a ser removida em uma operação com mais de 60 pessoas de diversos órgãos, nadou em direção ao alto mar, mas não resistiu.

Outra baleia morta pareceu no domingo (22) na praia do Tabuleiro, em Barra Velha. Conforme a Defesa Civil, ela foi avistada já em estado avançado de decomposição. Os ossos do animal foram levados por moradores, segundo a prefeitura. Os restos mortais da baleia foram retirados da praia pela Secretaria de Obras na quarta-feira (25).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.