Todos os animais são iguais…

Por Sônia T. Felipe 

Mesmo que a aparência externa de seus organismos tenha detalhes que o nosso não tem, ou o nosso tenha detalhes desenhados em lugares que os deles não têm. O que importa não é a aparência externa de um ser senciente, de uma pessoa, humana ou não-humana.

O que importa é o pulsar da vida naquela expressão singular, a forma de expressão que cada espécie animal lega a cada indivíduo ao nascer. O resto é pura construção, não por acaso, sempre favorecendo os interesses humanos e vilipendiando os dos animais não-humanos.

O respeito a todos os animais é simplesmente um dever moral, fundamentado no princípio da coerência entre o que esperamos que não nos façam e o que fazemos aos outros.

Se houvéssemos nascido com o sistema reprodutivo de uma porca não desejaríamos passar nossa vida trancadas em uma baia apertada, na qual sequer pudéssemos mover o corpo num giro de 180º. Não desejaríamos amamentar nossos dez ou doze leitõezinhos num piso de concreto frio, imundo, tendo-os condenados ao lado de fora das barras de ferro na hora de mamar.

Se houvéssemos nascido com a roupagem externa bovina feminina, não desejaríamos ser estupradas e forçadas a uma gestação pelo simples fato de que uma gestação finalizada em um parto dispara a secreção da glândula mamária e essa secreção pode ser vendida a humanos que não necessitam dela, mas estão viciados em sua ingestão por pressão cultural e moral.

Se houvéssemos pensado há mais tempo na igualdade intrínseca de todas as vidas animais não teríamos fomentado o sistema de produção alimentar animalizado que aí está. Não teríamos condenado o planeta à exaustão com o plantio biocida de alimentos destinados aos animais. Não teríamos condenado os animais ao inferno que suas vidas atormentadas representam para eles. Não teríamos colocado nossa saúde na dependência de fármacos, que até podem tratar muito bem das nossas mazelas desenhadas por nossa dieta bélica, mas não nos curam das sequelas dessa dieta animalizada, imposta a todos nos últimos cinquenta anos.

Repensar a igualdade animal nos liberta de todo esse mal.

Texto editado em 22/11/13 e repostado em 25/11/13.


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *