Toninha é encontrada mutilada na Praia da Vila, em Imbituba, SC

Toninha é encontrada mutilada na Praia da Vila, em Imbituba, SC
Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), Divulgação

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) encontrou mais uma toninha sem vida no litoral Sul catarinense, a terceira somente em 2019. O animal estava na Praia da Vila, em Imbituba, cortado ao meio. Segundo os pesquisadores, a toninha ficou presa em uma rede e morreu por afogamento, porém foi mutilada pelo dono do equipamento de pesca com o intuito de ocultar a carcaça.

Encontrar toninhas mutiladas faz parte da rotina de quem pesquisa esses animais desde 2015. O professor da Udesc e coordenador do Projeto Toninhas em Laguna, Pedro Wolkmer de Castilho, disse que os animais são cortados pois é mais provável que os pedaços menores afundem e não venham parar na faixa de areia. Nos últimos três anos, 132 toninhas foram encontradas sem vida na região.

Por instinto, os animais se aproximam da rede para se alimentar dos peixes, e ao ficarem presos, são feridos ou mortos pelos pescadores. As toninhas são pequenos golfinhos que vivem na costa leste da América do Sul. Elas são a única espécie de pequeno cetáceo ameaçada de desaparecer das águas brasileiras, segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

A Polícia Militar Ambiental de Laguna foi procurada para explicar como é feito o trabalho de fiscalização dos pescadores, mas não retornou à reportagem até o final da manhã desta segunda-feira.

Por Lariane Cagnini

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.