Menor pinguim do mundo, o pinguim azul tem pouco mais de 25 cm de altura e pesa cerca de 1 kg Foto: BRENT TANDY/ DOC

Três pequenos pinguins azuis são levados de ninho em sequestro ‘premeditado’

Três pequenos pinguins azuis foram sequestrados de seu ninho na Nova Zelândia. Autoridades locais de conservação informaram que dois homens foram vistos usando um pé-de-cabra para extrair pedras do local, na baía de Hawkes, e depois prenderam os animais pelo pescoço.

Um dos pinguins morreu e foi deixado para trás, mas os outros dois foram levados pelos homens. Esta espécie de pinguins é uma das menores do mundo, os animais podem medir 25 cm e pesar cerca de 1kg. Eles são protegidos no país.

Autoridades ficaram em alerta diante do episódio e acreditam que esse caso possa se tratar de uma operação de contrabando.

“Estamos realmente preocupados, pois acreditamos que esse caso pode não ser isolado”, afirmou à BBC Rod Hansen, diretor de Compliance da Hawkes Bay do Departamento de Conservação (DOC). “No dia seguinte, outro pinguim foi encontrado morto flutuando nas proximidades e parece ter morrido de um ferimento na cabeça.”

O caso aconteceu na noite de 24 de janeiro e ainda não se sabe de onde as aves foram levadas. Os suspeitos também não foram identificados.

Esta, de acordo com o Departamento de conservação, é uma época delicada, que deixa os animais vulneráveis. Eles migram de janeiro a março e ficam em suas tocas como forma de proteção. Este fato, indica o DOC, sugere que os “caçadores” sabiam exatamente quando atacar os pássaros.

A população de pinguins azuis está diminuindo na Nova Zelândia. Diante disso, quem cometer delitos pode até ser preso e multado em dezenas de milhares de dólares.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.