Três pequenos pinguins azuis são levados de ninho em sequestro ‘premeditado’

Três pequenos pinguins azuis são levados de ninho em sequestro ‘premeditado’
Menor pinguim do mundo, o pinguim azul tem pouco mais de 25 cm de altura e pesa cerca de 1 kg Foto: BRENT TANDY/ DOC

Três pequenos pinguins azuis foram sequestrados de seu ninho na Nova Zelândia. Autoridades locais de conservação informaram que dois homens foram vistos usando um pé-de-cabra para extrair pedras do local, na baía de Hawkes, e depois prenderam os animais pelo pescoço.

Um dos pinguins morreu e foi deixado para trás, mas os outros dois foram levados pelos homens. Esta espécie de pinguins é uma das menores do mundo, os animais podem medir 25 cm e pesar cerca de 1kg. Eles são protegidos no país.

Autoridades ficaram em alerta diante do episódio e acreditam que esse caso possa se tratar de uma operação de contrabando.

“Estamos realmente preocupados, pois acreditamos que esse caso pode não ser isolado”, afirmou à BBC Rod Hansen, diretor de Compliance da Hawkes Bay do Departamento de Conservação (DOC). “No dia seguinte, outro pinguim foi encontrado morto flutuando nas proximidades e parece ter morrido de um ferimento na cabeça.”

O caso aconteceu na noite de 24 de janeiro e ainda não se sabe de onde as aves foram levadas. Os suspeitos também não foram identificados.

Esta, de acordo com o Departamento de conservação, é uma época delicada, que deixa os animais vulneráveis. Eles migram de janeiro a março e ficam em suas tocas como forma de proteção. Este fato, indica o DOC, sugere que os “caçadores” sabiam exatamente quando atacar os pássaros.

A população de pinguins azuis está diminuindo na Nova Zelândia. Diante disso, quem cometer delitos pode até ser preso e multado em dezenas de milhares de dólares.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.