Três tutores de animais são multados por maus tratos em Petrópolis, no RJ

Três tutores de animais são multados por maus tratos em Petrópolis, no RJ
Maus tratos animais, Petrópolis (Foto: Divulgação / Ascom Petrópolis)

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, multou três tutores de e animais por causa de maus-tratos na sexta-feira (2). Durante uma operação que aconteceu no bairro Bingen, os fiscais da secretaria de Meio Ambiente entregaram outras quatro notificações.

Em todos os casos, os responsáveis já haviam sido orientados sobre quais as medidas deveriam ser adotadas e não cumpriram as determinações. O valor das multas é de R$ 800.

“Nesses casos, não houve crueldade contra os animais. Mas vimos situações que os donos não fizeram a higienização dos recipientes de comida ou o animal não tinha um abrigo para ficar caso estivesse chovendo. Também houve um caso em que um cachorro estava preso em uma corrente. Como os donos não cumpriram com as determinações que haviam sido estabelecidas, eles foram multados”, explica o chefe do setor de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, Miguel Fausto.

O veterinário da prefeitura, Vitor Natan, explicou que os maus-tratos ficam configurados quando os animais sofrem ações diretas ou indiretas capazes de provocar privação das necessidades básicas.

“Vai desde o abandono até mesmo a agressões. Minha primeira atitude é sempre pedir ao dono para se colocar no lugar do animal. Precisamos estar atentos a esses casos”, disse Vitor.

Para denunciar os maus-tratos a animais, qualquer pessoa pode fazer um Boletim de Ocorrência (BO) junto à delegacia mais próxima. O responsável deve ser identificado e seu endereço registrado. Outra maneira de denunciar é encaminhar o caso a Coordenadoria de Bem-estar Animal, pelo telefone (24) 2233-8176.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *