Triplica número de tartarugas mortas por ingestão de lixo nos Lençóis Maranhenses

Triplica número de tartarugas mortas por ingestão de lixo nos Lençóis Maranhenses
Número de mortes evoluiu no ano de 2018. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

No ano de 2015 cerca de 80 tartarugas foram encontradas mortas nos Lençóis Maranhenses, a 265 km de São Luís. Em 2018, o número de mortes evoluiu para 280 e os biólogos estão preocupados com a contaminação de um micro plástico na água.

Vídeo: Número de tartarugas mortas nos Lençóis Maranhenses triplica nos últimos três anos.

Um dos principais suspeitos da causa das mortes são os objetos plásticos, muitas tartarugas confundem com alimentos e ingerem. A bióloga Talita Espósito explica sobre a contaminação por micropartículas. “É um plástico que a gente não consegue ver a olho nu, mas que pode incorporar contaminantes como metais pesados e pode ser incorporado as células do animal”, afirmou.

O micro plástico é resultado da ação da água e da radiação do sol sobre garrafas, tampas e outros objetos. Nos Lençóis Maranhenses já foram identificados lixos de 19 países que estão se acumulando na maternidade das tartarugas marinhas. A grande quantidade de lixo está interferindo no comportamento reprodutivo dos animais.

Há três anos os biólogos identificaram pela primeira vez no Maranhão, uma tartaruga híbrida, resultado do cruzamento de duas espécies diferentes, a tartaruga verde e a oliva. Desde então o número de animais híbridos não para de crescer.

Em 2018, cientistas coletaram amostras para identificação molecular de 21 animais na região, dentre eles, cinco eram híbridas. A bióloga Larissa Barreto explica o motivo do surgimento de espécies híbridas. “Como está aumentando a mortalidade, o macho de uma espécie pode não encontrar uma fêmea de sua espécie e aí reproduz com a fêmea de outra espécie”, contou.

Os biólogos afirmam que as tartarugas híbridas são mais frágeis e temem que a sua multiplicação acabe aumentando o número de mortes. O doutor em ecologia, Luiz Fernando Costa, finaliza explicando o fator de hibridização. “A gente tem uma suspeita de que a hibridização também seja um fator relevante para explicar o porque as tartarugas marinhas estão em estado de extinção”, finalizou.

Grande quantidade de lixo está interferindo no comportamento reprodutivo dos animais. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Fonte: G1 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.