Tuiuiú ferido por arma de fogo morre depois de iniciar tratamento em clínica

Tuiuiú ferido por arma de fogo morre depois de iniciar tratamento em clínica
Animal tinha perfurações pelo corpo e escoriações no bico, asas e cabeça. (Foto: Reprodução)

Morreu ontem (29) à noite o tuiuiú que foi resgatado ferido a tiros em Nova Andradina – a 300 km de Campo Grande. Segundo o veterinário que estava responsável pelo tratamento da ave, ela estava bastante debilitada, desidratada e desnutrida.

De acordo com o veterinário Eduardo Alda, o tuiuiú estava com o estado de saúde muito grave. “Ele tinha uma fratura na região da bacia, e provavelmente essa desnutrição foi porque já estava há muitos dias ferido”.

Ave tinha ferimentos por todo o corpo e perfurações na asa (Foto: Reprodução)
Ave tinha ferimentos por todo o corpo e perfurações na asa (Foto: Reprodução)

Hoje a ave passaria por exames para confirmar a fratura e ver a possibilidade de realizar uma cirurgia para aumentar as chances de recuperação do animal.

“Ele foi levado por moradores para o posto da PMA, e como a gente presta serviço voluntário, no sábado à noite nos ligaram”, explica o veterinário.

Ele ainda lembra que o tuiuiú tinha muitos hematomas e que provavelmente foi ferido em voo. “Havia um furo, perto da asa, e escoriações na cabeça, bico, corpo e asa, possivelmente provocadas por uma queda”.

O veterinário afirma que o caso já era difícil desde o início. “A fratura não tinha sido confirmada, mas o membro mais afetado njá não tinha sensibilidade nenhuma quando ele chegou”.

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), o caso será encaminhado para a Polícia Civil, que irá investigar o crime. Com o corpo do animal, ele será empalhado e usado em projetos de conscientização ambiental.

Por Bruna Kaspary

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *