UFRPE lança campanha Outubro Pet Rosa para prevenir câncer em animais

UFRPE lança campanha Outubro Pet Rosa para prevenir câncer em animais

De carona no Outubro Rosa, originalmente destinado à prevenção do câncer de mama nas mulheres, o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está promovendo uma campanha de detecção precoce da doença em gatas e cadelas.

A campanha, que chega à sua quarta edição, ocorre nesta quarta-feira (24) no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife.

A programação conta com a distribuição de panfletos explicativos e distribuição de brindes para os pets, como amostras de ração. Ainda no evento, os tutores dos animais serão orientados sobre a melhor forma de prevenir a doença.

Nas gatas e cadelas que possuem nódulos, será realizado o exame citológico para identificar se o tumor é benigno, cancerígeno ou um processo inflamatório. Os donos dos pets que forem diagnosticados com a doença, serão instruídos sobre a melhor forma de tratamento.

A prevenção é fundamental para assegurar a cura e o bem-estar do animal. De acordo com a médica veterinária especialista em patologias, Márcia Figueiredo, os tumores principalmente nas gatas são em sua maioria malignos. Com o diagnóstico precoce a chance de sobrevivência são muito maiores.

Fonte: OCP

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.