Foto: divulgação

Um gato-mourisco é atropelado em Búzios, RJ

Na tarde desse domingo (18) um gato mourisco (Puma jagouaroundi) macho foi encontrado morto após ser atropelado na Estrada de Caravelas, em Búzios. O animal tem hábitos diurnos e costuma viver em áreas de mata próximas a banhados, lagoas e rios. Tímidos e cautelosos, os jagouaroundis possuem ampla vocalização que inclui ronronados, assovios, vibrações e chiados que imitam pássaros. Chegam a medir 77cm e a pesar 9kg.

Por conta da preservação da área, Caravelas é um dos locais onde mais se encontram animais silvestres em Búzios: tucanos, tamanduás, preguiças de coleira, mico leão dourado, tatus, porcos-espinhos, gatos-mouriscos, tiés. Moradores e turistas estão sempre postando fotos dos animais da área nas redes sociais. É muito frequentada por fotógrafos e observadores de pássaros.

Apesar de tanta biodiversidade, falta sinalização na estrada que leva até aos hotéis e a praia de Caravelas. Falta informação para que o motorista saiba que está atravessando um local com trânsito de animais silvestres e que o lugar abrange duas unidades de conservação, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol e que assim, redobre a cautela na direção.

Em abril de 2017, a Secretaria de Meio Ambiente do RJ e o Inea convocaram uma reunião para apresentar o “Estudo Preliminar de Redelimitação Física do Parque Estadual da Costa do Sol” ao Conselho Consultivo do PECS. O superintendente de biodiversidade da secretaria, Fernando Mathias, foi o responsável por apresentar a versão preliminar do estudo com indicação de áreas com pedidos de exclusão do parque e o parecer do INEA/SEA para cada pedido.

Uma das áreas com parecer favorável para a exclusão do PECS dado pelo Inea foi em Caravelas. A justificativa do órgão ambiental para exclusão foi a degradação da área comprovada in loco pelo superintendente.

Por Lucas D’ Assumpção

Fonte: Prensa de Babel

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.