Unidade móvel realiza ação de prevenção ao câncer de mama em animais em Caxias do Sul, RS

Unidade móvel realiza ação de prevenção ao câncer de mama em animais em Caxias do Sul, RS

Em alusão ao Outubro Rosa, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, promoveu na tarde deste sábado (20) pequenas palestras de 15 minutos sobre o câncer de mama em animais.
O médico veterinário e professor da UCS, Gustavo Abramo, ressalta que a castração antes do primeiro cio da fêmea acaba por prevenir grande parte dos casos de tumores. Fato que, além de prevenir o descontrole da população de animais de rua, promove a saúde pública. Gustavo também comenta que a unidade móvel tem o intuito de ajudar em regiões de pessoas que não têm condições de bancar a cirurgia da castração.

O metalúrgico Altemir Leite foi um dos espectadores da palestra. Ele aproveitou para se informar sobre o problema que a cadelinha dele passa já há algum tempo. Altemir foi orientado pelas estudantes. Conforme ele, a população deveria se interessar mais sobre o tema.

De acordo com dados dos organizadores, os tumores malignos atingem 50% das cadelas e 90% das gatas. Quando castradas antes do primeiro cio, as caninas passam a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores, e as felinas reduzem as chances em 91%. Em caso de suspeita de tumores, a orientação dos veterinários é realizar os exames básicos com toque e depois averiguar com um profissional médico para determinar o tratamento.

Departamento de jornalismo

Fonte: Rádio Caxias

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.