Universidade Federal do Piauí expande programa de castração de animais abandonados

316
Universidade Federal do Piauí expande programa de castração de animais abandonados
Universidade Federal do Piauí expande programa de castração de animais abandonados

O abandono de animais em áreas públicas não é apenas uma situação triste, mas que traz riscos. Em Teresina, instituições públicas de ensino se tornaram verdadeiros abrigos para os bichinhos, principalmente, os gatos. Para tentar minimizar o problema, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) expandirá para todo o campus um programa de castração de animais.

“Tivemos uma reunião com a administração superior que nos deu total apoio. Então, resolvemos ampliar o projeto para o restante do campus Petrônio Portella. Estamos terminando os últimos ajustes para institucionalizar o programa”, explica o médico Marcelo Campos, subcoordenador do curso de Medicina Veterinária da UFPI.

O projeto-piloto teve início há menos de um ano, quando foram castrados cerca de 50 animais abandonados nos Centros de Ciências Agrárias e Residência Universitária.

O veterinário ressalta que a castração não resolve o problema e que a conscientização da sociedade é fundamental.

“Nosso programa inclui também um projeto de Educação e a terceira etapa é a coibição ao abandono de animais. As pessoas têm que tomar consciência de que não podem fazer isso. Abandonar animais é crime de maus-tratos”, frisa Campos.

Dentro do processo educativo está a mudança de hábitos da sociedade em relação a animais abandonados.

“Pedimos que a população não alimente os animais próximos a praças de alimentação,  porque isso pode trazer transtornos a toda comunidade. Dentro do programa, temos a proposta de fazer áreas específicas para a alimentação desses animais e com horários definidos”, explica o veterinário.

O programa está nos ajustes finais e com o tempo deve se expandir também para o interior do Estado.

Por Graciane Sousa

Fonte: Cidade Verde

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.