Vaca é encontrada agonizando em condomínio de chácaras em São Carlos, SP

Vaca é encontrada agonizando em condomínio de chácaras em São Carlos, SP
Animal foi encontrado caído agonizando por vizinhos da chácara em São Carlos (Foto: Francisco Francelin/ EPTV)

Uma vaca foi encontrada agonizando em uma área do condomínio de chácaras Valparaíso, em São Carlos (SP), na tarde deste sábado (14). Há cinco dias, na mesma propriedade, uma égua foi encontrada com sinais de maus-tratos e precisou ser sacrificada. O tutor  negou o crime nos dois casos. O local será fiscalizado pela prefeitura na segunda-feira (16).

O caso foi denunciando novamente por vizinhos. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, foi ao local e encontrou o animal, que aparentava estar desnutrido e desidratado. A Polícia Militar esteve no local, mas não registrou ocorrência, pois os denunciantes não apareceram.

O proprietário do local negou maus-tratos e disse à PM que chamaria um veterinário para analisar o animal. Ele afirmou não saber os motivos do animal estar morrendo.

Prefeitura fará fiscalização

O chefe de fiscalização do Centro de Zoonoses da Prefeitura, Guilherme Marrara, informou que o proprietário já foi autuado por crime de maus-tratos a uma égua, que precisou ser sacrificada. O animal teria enroscado a cabeça no arame da cerca e ao ser retirado foi deixado no chão.

Marrara disse que a prefeitura fez um boletim de ocorrência contra o proprietário e que foi aberto um processo administrativo. A prefeitura voltará na segunda-feira (16) para avaliar os animais e também a condição do local em que estão.

Égua foi vítima de maus-tratos em São Carlos (Foto: Cidade On São Carlos)
Égua foi vítima de maus-tratos em São Carlos (Foto: Cidade On São Carlos)

Crime e denúncias

O crime de por maus-tratos contra animais tem pena que varia de três meses a um ano de detenção, além de multa, e é aumentada em caso de morte do bicho. As denúncias podem ser feitas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *