Vale vai pagar multa diária por falha no salvamento de animais em Brumadinho, MG

Vale vai pagar multa diária por falha no salvamento de animais em Brumadinho, MG

A mineradora Vale terá que pagar multa diária de R$ 100 mil até que execute “de forma integral e satisfatória” o plano de salvamento de animais atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho (MG). A penalidade foi imposta pelo Ibama e inclui também a instalação de hospital para reabilitação e abrigo para os animais resgatados.

Este é o sexto auto de infração aplicado pelo órgão ambiental à dona da barragem. As outras cinco multas somam R$ 250 milhões. “Em 26 de janeiro, o Ibama havia determinado que a mineradora iniciasse em 24 horas a execução do plano de salvamento de fauna e entregasse relatórios diários com informações sobre os animais resgatados”, informou o Ibama.

“Em vistorias, agentes ambientais constataram atraso na realização das obras. Os relatórios enviados pela empresa não atendem integralmente as exigências estabelecidas na notificação.” Em 29 de janeiro, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal fez voos rasantes em área devastada de Brumadinho e fuzilava animais atolados

Depois de mais mais de 20 disparos, o helicóptero partiu. A execução dos animais foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, Evandro Geraldo Borges. “O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos, sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção.”

O objetivo da multa diária, que tem sido aplicada desde sexta-feira (8) é exigir o cumprimento imediato das determinações com o objetivo de cessar a degradação ambiental. O valor da multa, segundo o Ibama, é o máximo previsto para esse tipo de infração, conforme a Lei de Crimes Ambientais. Até o momento, a tragédia deixou 165 pessoas mortas.

Fonte: Região Noroeste

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.