Fotos: The David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook

Veja este elefante órfão ir de faminto e fraco a próspero graças aos cuidadores amorosos

O trabalho incansável da equipe do David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT) torna possível que incontáveis elefantes órfãos encontrem segurança e iniciem uma nova vida. Sattao é um desses órfãos. Ele foi encontrado completamente sozinho, vagando pelo deserto de Tsavo, no Quênia, em 2017, quando ele tinha apenas três meses de idade. Seu corpo extremamente magro deixou claro que ele deve ter ficado sem o leite de sua mãe por um bom tempo.

Suas patas traseiras estavam cobertas de feridas de mordidas e ele estava vagando por uma área ocupada por leões, tornando seus dias solitários ainda mais estressantes e repletos de medo. Felizmente, ele foi encontrado elevado imediatamente pela equipe de resgate do DSWT. Agora, Sattao faz parte de uma nova família, e ele não se parece em nada com o pobre filhote que ele era há apenas um ano.

Quando foi encontrado, Sattao estava fraco e desidratado. Foi um desafio para a equipe salvá-lo, mas graças à sua  vasta experiência em cuidar de órfãos, eles conseguiram. Foram necessárias semanas de medicação intravenosa, uma fórmula nutritiva de leite e cuidados dedicados dos guardiões, mas, finalmente, o “pequeno lutador demonstrou uma vontade de ferro e acabou se recuperando”.

Sattao também foi ajudado grandemente pelas elefantas fêmeas mais velhas que o colocaram sob seus cuidados, guiando-o e confortando-o. “Alguns de nossos sucessos nos casos mais desafiadores podem ser atribuídos diretamente à ajuda e cuidado concedidos aos recém-chegados por nossos outros órfãos residentes, curando as cicatrizes traumáticas das perdas que assombram esses pequenos órfãos, dando a eles aquele ingrediente importante: a vontade de viver”, escreve a equipe.

Sattao agora está perfeitamente saudável e faz parte da manada de órfãos do berçário, onde ele finalmente está “desfrutando da atenção de sua nova e extensa família, tanto com dois pés quanto com quatro, tendo encontrado a felicidade mais uma vez”.

Fotos: The David Sheldrick Wildlife Trust/Facebook

De um órfão derrotado e fraco, Sattao foi transformado no animal bonito e saudável que ele é hoje. Graças aos seus resgatistas e guardiões, bem como aos adoráveis elefantes adultos que abriram lhe seus corações, agora ele vive a melhor vida que um elefante órfão pode.

Para saber mais sobre o David Sheldrick Wildlife Trust, clique aqui.

Por Aleksandra Pajda / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: One Green Planet 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.