Foto/ Reprodução Internet

Vereador apresenta projeto para proibir fogos de artifício ruidosos em Goiânia, GO

Um projeto de lei apresentado na primeira semana de janeiro na Câmara Municipal de Goiânia, pretende proibir a utilização de fogos de artifícios ruidosos nas áreas urbanas de Goiânia para proteger pessoas e animais.

O projeto que tem como autor o vereador Andrey Azeredo (MDB), pretende altera o inciso 1 do artigo 53 da Lei Complementar nº 014 de 29 de dezembro de 1992, deixando permitido somente, o uso de fogos de artifícios sem ruídos. “Não se trata de uma postura radical. Esse projeto pretende proibir apenas o uso de artefatos explosivos que causam barulho excessivo e danos à saúde de humanos e animais. As pessoas ainda poderão, em seus momentos de entretenimento, usar artigos pirotécnicos sem estampido, que são bonitos e agradáveis, especialmente para as crianças, e não são nocivos como os ruidosos. Como vereador, tenho o dever de trabalhar para impedir todas as ameaças à vida e a paz social no município”, afirma parlamentar.

O projeto de lei também faz menção a situação dos animais que acabam ficando traumatizados devido a queima dos fogos. “É possível verificar, com certa frequência, que tal fenômeno é capaz de ocasionar mortes, enforcamentos em coleiras, quedas de janelas, fugas desesperadas, taquicardia, salivação, tremores, dentre outros fatores prejudiciais às vidas de tais seres.”

A proposta ainda será discutida pelos demais vereadores e se aprovada, o texto seguirá para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

Por Gislaine Xavier

Fonte: DM

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *