Vereador denuncia suposto abandono de égua apreendida pela Prefeitura em Catanduva, SP

Vereador denuncia suposto abandono de égua apreendida pela Prefeitura em Catanduva, SP
Vereador foi até o local e encontrou animal deitado (Foto: Reprodução)

O vereador Wilson Aparecido Anastácio (PT), o Paraná, denunciou suposto abandono de animal apreendido no Recinto de Exposições João Zancaner. O parlamentar teria ido até o local depois de receber denúncia. No local afirmou ter encontrado uma égua em suposto estado de abandono.

“O animal está com o crânio afundado, infestação de carrapatos na testa, na anca tem ferimentos que precisam de cuidados, no umbigo também infestação de carrapatos, também na parte da virilha muito carrapato. Esse animal necessita de cuidados médico veterinário. Entrar com medicamento, inseticida para matar os carrapatos que estão comendo o animal vivo. Se faz muito necessário que tenha um veterinário para cuidar desse animal e não é aqui no Recinto de Exposições que é o local adequado”, constatou o vereador em vídeo publicado nas redes sociais.

Questionada pelo Jornal O Regional, a prefeitura negou que o animal mostrado nas imagens esteja em estado de abandono ou sofrendo maus tratos. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), órgão responsável pela apreensão de animais de grande porte em circulação pelas ruas da cidade, a égua estaria recebendo tratamento.

“O equino exibido no vídeo está recebendo os devidos cuidados por veterinário que monitora os animais abrigados no Recinto de Exposições. Segundo o setor, ele foi apreendido totalmente debilitado, possivelmente devido a maus-tratos, mas já se encontra em tratamento contra os carrapatos e está recebendo medicamento para permitir sua recuperação”, afirmou.

Segundo a secretaria, o animal teria sido apreendido no ano passado quando já estaria em estado frágil.

“A égua que foi mostrada pelo vereador Wilson Paraná foi apreendida em 2016, devido a denúncia de maus tratos. Ao chegar ao local, a equipe de imediato constatou a fragilidade do animal, que já se encontrava totalmente debilitada e com uma das patas dianteira quebrada. Durante todo esse tempo, recebeu todos os cuidados da STU e veterinários da Prefeitura. Quanto à situação dos carrapatos, isso se deve à chegada de animais em condições de trato precárias que, quando apreendidos, chegam ao Recinto infestados de carrapatos e outras doenças. Nenhum animal sofre ou sofreu maus tratos durante o período que permaneceu sobre os cuidados da STU”, completou o setor.

O vereador cobrou providências da Prefeitura e afirma ter levado o caso também à Polícia Ambiental. Na manhã de sábado, dia 13, Paraná voltou ao recinto depois de convite do diretor de Trânsito.

“Entendo que o animal está sendo negligenciado. O diretor de trânsito me chamou lá no recinto agora pela manhã e eu entendo tudo o que ele me disse, mas a atuação dele é limitada porque o trânsito não tem veterinário, depende da boa vontade da Secretaria de Saúde para mandar o veterinário e os remédios. Fui ver a quantidade de remédios que eles tem nas baias e eu que tenho uma égua, um potro e um potrinho tenho mais remédios do que eles ali. Fiz um paralelo com quando eu era conselheiro tutelar. Se chegasse em uma casa e encontrasse uma criança com piolho era maus tratos. Então, no meu entendimento, o animal está sendo negligenciado”, concluiu Paraná.

Por Nathália Silva

Fonte: O Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *