Veterinários se unem para evitar abandono de animais no Pinheiro, em Maceió, AL

Veterinários se unem para evitar abandono de animais no Pinheiro, em Maceió, AL
Membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária avaliaram a situação de abandono animal no bairro do pinheiro - FOTO: DIVULGAÇÃO

Animais abandonados por moradores no bairro do Pinheiro não foram esquecidos pelo grupo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em Alagoas, que apresenta neste fim de semana um plano de contingência para a remoção dos bichos.

Integrantes da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) se reuniram, na última sexta-feira (8), com a Comissão Ética, Bioética e Bem estar Animal (CEBEA) do estado para debater o plano de evacuação.

A iniciativa surgiu por parte dos membros do CRMV, após constatarem a situação de abandono no bairro. A Defesa Civil foi procurada, buscando avaliar a inclusão dos veterinários nas táticas evasivas.

O projeto, ainda em fase de construção, propõe-se em levar os animais aos mesmos pontos de encontro definidos para os moradores, onde lá receberão atendimento por veterinários da rede pública e privada.

“Como a Defesa Civil viu a necessidade, colocamos em prática a criação do plano. Não existe, no Brasil, um plano de contingência que contemple animais. Estamos nos baseando em um modelo realizado no Peru”, explicou a presidente do Comissão do CEBEA Carla Loureiro.

Segundo informações fornecidas pela médica veterinária, em decorrência das evacuações, a população justificou que deixou os animais para trás pois não conseguiu continuar cuidando em seus novos lares, por questões de espaço ou financeiras.

Por Felipe Guimarães

Fonte: Gazetaweb

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.