Ação ganhou força, na manhã desta quarta-feira, com a soltura de animais silvestres na Reserva do Paiva. (Foto: Rota dos Coqueiros/Divulgação)

Via pedagiada lança campanha de proteção aos animais silvestres em Recife, PE

Todos os anos, mais de 500 animais cruzam a Rota dos Coqueiros, que dá acesso à Reserva do Paiva e às praias do Litoral Sul. Desde que a concessionária entrou em operação, em 2010, já foram encontrados 4.426 bichos, entre silvestres, equinos e também domésticos. A lista é extensa e abraça cobras, tamanduás, raposas, camaleões, cavalos, cachorros, gaviões, tatus, iguanas, porcos-espinhos, preguiças e saguis.

Para reduzir o número de acidentes e proteger motoristas e fauna, a via pedagiada lança a campanha Animais na Via. Até dezembro, materiais de conscientização com mensagens de educação ambiental e trânsito seguro serão espalhadas ao longo da rodovia. Em paralelo, haverá sensibilização dos moradores com ações, palestras e diálogos sobre o tema. Nesta quarta-feira, as atividades ganharam força com a soltura de animais silvestres na Reserva do Paiva.

A campanha foi deflagrada dentro das ações da Semana Mundial do Meio Ambiente e foca na boa convivência com os animais silvestres no bairro. A intenção é garantir a integridade dos bichos em seu habitat natural e também a segurança dos usuários que trafegam pelos 6,5 quilômetros pedagiados da rodovia PE-024. Com área de 526 hectares, sendo 127 hectares de mata preservada e quatro quilômetros de rios, a Reserva do Paiva acolhe várias espécies.

De acordo com a Rota dos Coqueiros, embora a via seja gradeada, já aconteceu de animais alcançarem a pista. “Como somos vizinhos há oito anos dessa área verde, já identificamos diversos tipos de animais e conseguimos reinseri-los na reserva”, esclareceu Roberta Nunes, coordenadora de sustentabilidade da Rota dos Coqueiros. Quando o animal está saudável e em bom estado, é feita a reinserção dele na reserva. Se está machucado, é encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (Cetas/CPRH).

O monitoramento é feito 24 horas por dia através das câmeras de segurança da rota.

O que fazer em casos de animais na pista?

Quem passar pela via pedagiada e se deparar com algum animal – seja doméstico, silvestre e até mesmo equino -, deve entrar em contato, imediatamente, com a administradora da Rota dos Coqueiros através do número: 0800 281 0281.

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *