Vídeo mostra farra do boi em Governador Celso Ramos; OAB reúne casos de maus-tratos

Vídeo mostra farra do boi em Governador Celso Ramos; OAB reúne casos de maus-tratos
Boi que seria usado em farra foi encontrado em Florianópolis (Fotos: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)

Um vídeo feito em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, mostra um boi escorregando após ser perseguido durante uma farra do boi (veja abaixo). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está reunindo casos de maus-tratos para chamar a atenção das pessoas. A Polícia Militar registrou pelo menos três situações de farra do boi no fim de semana. O próximo sábado (15) é de Aleluia, dia preferido por quem insiste nesse crime.
A prática é crime há quase 20 anos. A ideia é deixar o boi exausto. A Polícia Militar Ambiental informou na tarde desta segunda-feira (10) que encontrou um animal que seria utilizado em uma farra do boi na Barra da Lagoa, em Florianópolis. No domingo, a Polícia Militar informou ter frustrado duas tentativas de farra do boi na madrugada , em cidades do Litoral Norte.

Maus-tratos

“Espetadas, pauladas, pedradas, às vezes tiros. No final da farra do boi, há uma prática que existe corriqueiramente, que é soltar cachorros atrás do boi para que ele seja morto a mordidas de vários cachorros”, disse à RBS TV um ativista contra os maus-tratos que não quis se identificar.

Nas redes sociais, há uma página que defende a prática. A postagem da tarde desta segunda falou em saudades da farra do boi. Eles defendem que é uma festa em que as famílias se divertem e lutam pela tradição.

A farra do boi foi trazida para o litoral de Santa Catarina há mais de 250 anos pelos imigrantes açorianos. Acredita-se que, para eles, o boi representava Judas, o traidor de Jesus Cristo. Por isso, as práticas ocorrem durante a Semana Santa.

O ativista falou sobre quem paga pelas farras: “São financiados por traficantes da região e por políticos que são favoráveis à farra do boi”. Ele tem medo de aparecer porque já recebeu ameaças de morte.

Prevenção e combate

A presidente da comissão de defesa dos direitos dos animais na OAB está reunindo casos. “O que um animal tem a ver com uma tradição que foi criada pelo homem? Conscientizar a criança e a própria polícia fazer um trabalho de prevenção, que seria fazer blitze na entrada desses lugares onde se sabe que ocorre a farra do boi”, disse a presidente da Comissão da Defesa dos Direitos dos Animais da OAB São José, Barbara Hartmann Cardoso.

As prefeituras de Governador Celso Ramos e Bombinhas, no Litoral Norte, não conseguiram ser contatadas pela RBS TV. A de Florianópolis, disse que trabalha junto com estado, PM e Ministério Público para conscientização da população. A Prefeitura de Porto Belo informou que assinou um termo de cooperação com os municípios do Litoral Norte reforçando que é contra essa prática. Mas disse que a fiscalização é com a Polícia Militar.

Boi que seria usado em farra foi localizado no Litoral Norte (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

A PM se negou a falar sobre o assunto. Disse que vai divulgar os números de uma operação para combater a farra do boi na próxima semana.

O Supremo Tribunal Federal multou o estado em R$ 500 mil em 2010 por não coibir a farra de vez. O valor atualizado chega a R$ 1,5 milhão. A Procuradoria Geral de Santa Catarina informou que vai pagar aos poucos. O dinheiro vai para o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, para recuperação de danos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *