Vídeo mostra onça-pintada negra amarrada e ameaçada de morte por fazendeiros; veja

7502
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em um vídeo que circula na internet, fazendeiros mostram uma onça-pintada negra (também conhecida como onça-preta) amarrada pelo pescoço e próximo às pernas, caída ao chão. Em um áudio, um dos fazendeiros relata o fato teria acontecido no interior do Estado de Mato Grosso, próximo à divisa com o estado do Pará. O animal seria responsável por abater bezerros de propriedades da região.

Em um áudio, que está sendo compartilhado com o vídeo, o fazendeiro conta que embarcava um rebanho de gado quando viu uma onça-pintada negra atacando os animais. Ele conta que com um laço conseguiu amarrar a onça.

O vídeo mostra o animal caído ao chão rugindo contra os fazendeiros. Um deles constantemente provoca o animal, que tenta reagir se levantando, mas é derrubado novamente. Em outro momento o homem diz que rapidamente matariam o animal, e que tinha interesse no couro do bicho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça-preta, que é da mesma espécie da onça-pintada, é uma espécie rara. Ela consta na lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade (ICMBio), na categoria vulnerável.

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental dos estados de Mato Grosso e Pará, mas nenhum registro envolvendo onça-pintada negra foi feito nos últimos dias.

Por Vinicius Mendes

Fonte: Olhar Direto

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.