Vídeo mostra soltura de tartaruga reabilitada em Ubatuba, SP; veja

Vídeo mostra soltura de tartaruga reabilitada em Ubatuba, SP; veja
Tartaruga voltou ao mar após seis meses de tratamento.

Um vídeo mostra o momento em que uma tartaruga, que ficou seis meses em reabilitação, é devolvida ao mar nesta quarta-feira (27) em Ubatuba (SP). O animal foi tratado no centro de reabilitação Tamar, que atua na preservação dos animais marinhos. (veja vídeo abaixo)

Nas imagens, um biólogo e um pescador soltam a tartaruga em uma área de mar aberto. Mergulhadores registram os primeiros movimentos dela no mar.

A tartaruga, que pesa cerca de 50 quilos, foi solto a 1,6 mil metros de distância do Farol da Ponta Grossa em Ubatuba.

A tartaruga é da espécie ‘cabeçuda’, que está ameaçada de extinção. Ela foi encontrada no dia 15 de setembro de 2018 por um pescador em uma rede de pesca com uma corda, maior que ela, atravessada no corpo.

Apesar da complexidade do caso, já que o objeto estava preso na boca e saía pela cloaca (ânus) dela, o animal teve uma recuperação considerada boa pelos veterinários. Em aproximadamente 20 dias de tratamento toda a corda já havia sido expelida pelo corpo.

Atualmente sete tartarugas estão em tratamento no Centro de Reabilitação do Tamar em Ubatuba. Desde 1990, 12,6 mil tartarugas encontradas doentes, feridas ou debilitadas foram devolvidas vivas ao mar após passarem por um período de reabilitação.

Biólogo do Tamar e pescador soltaram o animal em área de mar aberto. — Fotos: Divulgação/Projeto Tamar

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.