Operação para resgatar filhote de gato em Rio Claro — Foto: Canil Rio Claro/Divulgação

VÍDEO: resgate de filhote de gato mobiliza escavadeira em operação de 2 horas em Rio Claro, SP

Funcionários do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro (SP) tiveram que abrir um enorme buraco na rua para resgatar um filhote de gato que estava preso na tubulação há seis dias. O animal, que ainda não tem nome, passa bem. (Confira o vídeo abaixo).

VÍDEO: Equipe do Daae de Rio Claro cava buraco para resgatar filhote de gato preso em bueiro

Na quarta-feira (13), a equipe do Daae foi acionada pelo Departamento de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente para realizar a operação de resgate na Rua M8, no Jardim Boa Esperança.

O gato estava embaixo do encanamento e foi necessário utilizar uma escavadeira para retirar o asfalto e a caixa do bueiro. A operação durou duas horas e aconteceu em meio à chuva.

Daae abriu buraco na rua para resgatar o filho de gato — Foto: Prefeitura de São Carlos
Daae abriu buraco na rua para resgatar o filho de gato — Foto: Prefeitura de São Carlos

Segundo a assessoria do Daae, o filhote de apenas 40 dias ficou preso devido à altura da caixa. Algumas pessoas tentaram resgatá-lo com panos e alimentá-lo, mas sem sucesso.

Ao final da operação, ele foi levado a um lar temporário, com a diretora do Departamento de Proteção Animal, Giselle Pfeifer.

“Ainda não demos um nome, mas a sugestão é que ele se chame Valente”, comenta tutora temporária.

Exames

Filhote vai passar por exames em Rio Claro — Foto: Reprodução/EPTV
Filhote vai passar por exames em Rio Claro — Foto: Reprodução/EPTV

Em entrevista ao G1, Giselle informou que o gato será vacinado e serão realizados exames para detectar possíveis doenças, como Vírus Imunodeficiência Felina (FIV) e Vírus da leucemia felina (FeLV).

Segundo a diretora, o filhote passou por muito stress e ficará em observação durante uma semana. Ele será divulgado após esse período para uma adoção consciente em um lar que não ofereça escapes para a rua.

O resgate do Daae não atrapalhou o cronograma de ações na cidade e os reparos na rua foram realizados após a entrega do animal. Não houve falta de água na região.

Após resgate, Daae realizou os reparos na rua — Foto: Reprodução/EPTV
Após resgate, Daae realizou os reparos na rua — Foto: Reprodução/EPTV

Por Geovana Alves*, G1 São Carlos e Araraquara (sob supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.