Vitória (ES) tem telefone exclusivo para resgate de animais silvestres

Vitória (ES) tem telefone exclusivo para resgate de animais silvestres
Coruja (Foto: Divulgação / PMV)

As pessoas que localizarem animais silvestres nas ruas, parques, praças, residências e outros espaços podem ligar para o número (27) 99724-2788, que ficará disponível 24 horas por dia –durante toda a semana – exclusivamente para o trabalho de recolhimento. Para o pedido de resgate, os cidadãos podem, inclusive, usar o aplicativo WhatsApp.

Cobra (Foto: Divulgação / PMV)

Técnicos de plantão da Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) serão os responsáveis pelo atendimento.

“O munícipe liga e passa as informações onde o animal está e uma equipe, por terra ou mar, irá até o local para fazer o recolhimento dele, que, após examinado pela médica veterinária da Semmam, será devolvido ao seu habitat natural ou encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)”, destacou a gerente de Fiscalização Ambiental da Semmam, Priscila Ligia Viana Alvarino.

Para o secretário da Semmam, Luiz Emanuel Zouain da Rocha, este é mais um grande passo para a solução do recolhimento de animais sinantrópicos na área urbana de Vitória.

“O primeiro grande passo para cuidar da vida animal em Vitória foi a criação da Subsecretaria do Bem Estar Animal, na qual os animais passaram a ter uma atenção toda especial, dentro de um grande conjunto que é o Meio Ambiente. Com esse telefone exclusivo funcionando 24 horas, teremos um canal único com a população para que ela possa ligar e falar diretamente com os técnicos, que irão até o local recuperar o animal”, destacou Zouain.

Animais sinantrópicos

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem. Diferem dos animais domésticos, os quais a pessoa cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos e pássaros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo e porcos).

Por Carolina Boueri

Fonte: ES Hoje

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *