1.500 animais que estão na área de risco em Barão de Cocais (MG) foram alimentados

1.500 animais que estão na área de risco em Barão de Cocais (MG) foram alimentados
Três comunidades de Barão de Cocais, entre elas a de Socorro, tiveram que ser evacuadas durante a madrugada em razão do risco iminente de rompimento da Barragem Sul Superior da Mina Congo Soco, da Vale (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Cerca de 1.500 animais abandonados na área de risco, após a evacuação das comunidades de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, foram alimentados. A grande preocupação é que há mais de 24 horas os animais não comiam. As ações para levar alimento continuam. A informação foi repassada em coletiva de imprensa na tarde deste domingo.

As famílias saíram às pressas de casa na madrugada de sexta-feira após o acionamento dos sinais sonoros de emergência. Um áudio em altos falantes instalados na cidade alertava para o risco de rompimento da barragem. Numa escala crescente de 1 a 3 de risco, o maciço da Vale subiu do nível 1 para o nível 2. As medidas, segundo a Vale, fazem parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

E uma das grandes preocupações dos moradores era com os animais deixados para trás. São cães, gatos, aves, porcos, cavalos e bois. “Nós estamos em uma área de risco, portanto, nossas ações acontecem de forma controlada. Foi realizada ontem, com uma equipe diversificada composta por técnicos, Defesa Civil e veterinários, a alimentação de 1.500 animais. Hoje, as ações serão retomadas para alcançar o maior número possível”, explicou o major da Defesa Civil, Eduardo Lopes. As famílias que foram deslocadas para hotéis preencheram um cadastro para identificação dos animais

MORADORES NA ÁREA DE RISCO

Ontem, a corporação informou que três pessoas ainda não deixaram as áreas de risco que foram evacuadas após a Vale anunciar problemas na barragem. Os moradores foram localizados após um voo realizado na região pela Polícia Militar (PM). Neste domingo, a questão foi retomada e o porta-voz da Defesa Civil informou: “Não temos informações de pessoas na área de risco. A recomendação é que tenham paciência para aguardar um novo parecer”, completou.

Ainda de acordo com a autoridade, o nível da barragem continua 2. “Aguardamos novo parecer da agência reguladora em relação a mudança ou não desse status”, disse. A Defesa Civil fez um sobrevoo para avistar a barragem. De acordo com o major, que como mesmo diz não é o especialista para atestar, não foi encontrada visualmente nenhuma normalidade. “Não vi nada na vegetação, não vimos rejeitos em estado líquido”, disse.

NO AGUARDO DE NOVOS LAUDOS

Nesta manhã, começou a nova inspeção na barragem da Mina de Gongo Soco para avaliação de sua estabilidade em Barão de Cocais, na Região Central do estado. De acordo com a Vale, uma empresa especializada alemã foi contratada. No fim do dia, uma nota deve ser divulgado com mais informações. “Está ocorrendo a inspeção em campo. Assim que o laudo for emitido – o que não temos grandes expectativas que saia hoje ou amanhã – os órgãos públicos adotarão as medidas necessárias”, completou.

Fonte: Estado de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.