100 animais silvestres são resgatados pela PRF em Morrinhos, PR; VÍDEO

100 animais silvestres são resgatados pela PRF em Morrinhos, PR; VÍDEO
Filhotes estavam há pelo menos 12 horas na estrada dentro de caixas improvisadas e sacos plásticos no porta-malas de um gol. (Foto: Divulgação/PRF)

Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dentro da operação especial para o feriado levou os agentes a apreenderem 100 animais silvestres dentro de um carro na BR-153, em Morrinhos. A ação ocorreu na tarde desta sexta-feira, 11, quando foram encontrados filhotes de arara azul, pássaro preto, tucano, jacaré e papagaio. Cerca de sete deles estavam mortos.

De acordo com o inspetor Newton Morais, dois homens, sendo um de 63 e outro de 43 anos, saíram do Tocantins com destino ao Sudeste do País onde venderiam os animais. Ele estima que os filhotes estavam há pelo menos 12 horas na estrada dentro de caixas improvisadas e sacos plásticos no porta-malas de um gol.

“Eles estavam em condições insalubres, em ambiente abafado e sem se alimentarem. Além do tempo longo de viagem, tem ainda o período em que foram capturados até o transporte pela rodovia”, ressalta.

Os animais capturados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Goiânia (GO). A dupla foi encaminhada para a Polícia Civil em Morrinhos e deve responder por crime ambiental majorado por haver animais em extinção crime de maus tratos majorado pela morte de alguns deles e ainda podem perder o carro. Ao delegado Fernando Nogueira, eles divergiram sobre o local de partida no Tocantins: um diz que foi de Cumari e o outro de Gurupi.

“Disseram que não tinham comprador certo e preferiram não dizer onde venderiam. Falaram apenas que comercializariam os animais por um valor baixo, algo como R$ 100, mas acho que seria um valor muito mais alto”, afirma.

Nogueira afirma que ambos têm passagem pela polícia pelo mesmo motivo em Canápolis, no interior de Minas Gerais, em 2002. Ele arbitrou fiança de R$ 10 mil para cada um dos homens. A Lei 9.605/98 prevê ainda detenção de seis meses a um ano para a venda, exportação, aquisição, guarda, cativeiro ou depósito, utilização ou transporte de ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Assista ao momento em que os animais são resgatados:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)

Por Chris Santos

Fonte: Diário do Estado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.