100 milhões de tubarões são mortos a cada ano; FedEx transporta barbatanas

100 milhões de tubarões são mortos a cada ano; FedEx transporta barbatanas

Por Aisling Maria Cronin / Tradução Alice Wehrle Gomide

FedEx barbatanas tubaroes

Não há dúvida de que o comércio de barbatanas de tubarões vem devastando a população mundial desses animais. Certas espécies de tubarões já testemunharam uma queda de 98% em seus números nos últimos 15 anos, enquanto outras duzentas espécies estão listadas como ameaçadas de extinção pela Fundação Internacional do Tubarão. Aproximadamente 100 milhões de tubarões são mortos por humanos a cada ano, com uma estimativa de 73 milhões deste número sendo vítimas do comércio de barbatanas.

A prática de retirar a barbatana de um tubarão é cruel e largamente desregulada. O método mais comum para realizar o procedimento é simplesmente cortar a barbatana enquanto o animal está completamente consciente. O resto do corpo do tubarão é completamente inútil para os pescadores, então os animais são jogados de volta para o oceano, para morrerem de uma forma lenta e agonizante.

A sopa de barbatana de tubarão tem sido considerada uma iguaria tradicional na China, mas uma série de campanhas criativas para conscientização social tem se esforçado para mudar a percepção do público chinês sobre o prato nos últimos anos, e ajudá-los a perceber que está, na realidade, levando os tubarões à extinção. No ano passado, foi relatado que Guangzhou – o foco de comércio de barbatana de tubarão do país – viu um declínio de 82 por cento nas vendas. No mesmo ano, a companhia Philippine Airlines concordou em parar o transporte de barbatanas de tubarão. Quando a transportadora United Parcel Service (UPS) anunciou em agosto que eles também não iriam mais transportar barbatanas de tubarão nos navios, isto foi também saudado como uma grande vitória.

Entretanto, o fato de que a empresa FedEx continua a facilitar o comércio de barbatana de tubarão pelo transporte de seus produtos vem causando uma crescente preocupação entre os ativistas ao redor do mundo. A equipe “Racing Extinction” (Corrida contra a Extinção) – responsável pelo incrível documentário de mesmo nome que está ganhando o mundo – virou sua atenção para o problema instando seus seguidores no Tumblr a falar com a FedEx!

FedEx barbatanas tubaroes2

Eles disseram, “A FedEx tem uma escolha a fazer. Ela vai se unir ao UPS e outras companhias de transporte e ficar do lado dos tubarões, ou vai continuar contribuindo para a extinção desses animais? Agora é a hora de todos nós fazermos nossa parte para salvar os tubarões, e exigir que a FedEx pare de transportar as barbatanas. A companhia está começando a suar e reconheceu nosso pedido para mudar suas normas e enviou nossa exigência para a gerência”.

FedEx barbatanas tubaroes3

Eles estão instando as pessoas a ligar para o presidente da FedEx, Fred Smith, e deixar uma simples mensagem exigindo que sua companhia aja para salvar os tubarões. O número de telefone de Carmine Echols, assistente executiva do Fred Smith, é 901-369-3600. A equipe Racing Extinction fornece dois scripts potenciais – longos e curtos – que as pessoas podem seguir em sua ligação.

FedEx barbatanas tubaroes4

“Trinta segundos de seu tempo podem fazer a diferença”, a equipe diz… e você pode fazer sua parte para ajudar a salvar os tubarões.

Fonte: One Green Planet

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.