SP franca abandonoZanetti0

23 cachorros são abandonados em Franca, SP

SP franca abandonoZanetti1

Uma moradora do Residencial Zanetti se deparou com uma cena de abandono na manhã do último domingo: vários cachorros foram deixados no bairro. Ela contou 23 cachorros abandonados na parte final do bairro. No momento em que a reportagem do Comércio esteve no local, na manhã de ontem, 15 cães ainda permaneciam na área.

A dona de casa Rose Lima, 52, foi quem teve o primeiro contato com os cachorros. Ela disse que ficou transtornada com a situação. “Passei até mal, fiquei muito triste em ver tantos animais abandonados. Ouvi barulho de carro e latidos por volta das 2h30 da madrugada de sábado para domingo, mas foi só pela manhã descobri o que era”, disse.

A moradora foi até a região de que vinha o barulho e conseguiu chegar ao local onde os animais estavam. Ela tem levado água e ração para alimentar os cães, mas não tem condições de abrigá-los. “Amo animais, mas já vivo com oito cachorros. Não tenho como tratar de mais”, afirmou a dona de casa.

Os cães estão numa área de terra no final de um loteamento no bairro. Uma estrutura de ferro abandonada tem servido de abrigo para os cachorros. No local há quatro filhotes, os outros são de médio e pequeno portes.

O administrador de uma página de defesa animal em uma rede social, que pediu para não ser identificado, está em busca de pistas sobre quem teria abandonado os animais. A página se chama Walter Gate (Protetor dos Animais). “As entidades estão superlotadas, ainda não encontramos ninguém que possa recolher esses cachorros”, disse o administrador. Quem tiver alguma informação que possa ajudar a localizar o responsável pelo abandono, pode enviar uma mensagem pela rede social. A pessoa que tiver interesse em adotar também pode entrar em contato pela página na internet.

Atendimento

O diretor da Vigilância em Saúde, José Conrado Netto, esclareceu que a Prefeitura não é autorizada a realizar a captura de animais soltos nas ruas. “O que podemos fazer é castrar, não podemos capturá-los e levá-los para o canil porque a lei 12.916, de 2008, proíbe a captura e a eutanásia de animais. Eles são considerados cães comunitários”, disse.

Caso seja identificada, a pessoa que abandonou os cachorros deve responder criminalmente pelo ato. A pena é de detenção de um a três anos e multa. “Uma equipe do Conselho Municipal de Proteção aos Animais fará uma diligência no local para verificar a situação e tentar localizar pessoas que possam ter abandonado os animais”, disse Netto.

Fonte: GCN

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.