25 cães são resgatados de residência em situação de vulnerabilidade em Imbituba, SC

Na Semana Municipal de Conscientização sobre os Direitos dos Animais Domésticos e Silvestres em Imbituba, uma operação conseguiu resgatar cerca de 25 cães de uma residência no Porto da Vila, onde se encontravam em condições insalubres ferindo o bem-estar animal.
Após uma série de reclamações de familiares, vizinhos e de Protetores dos Animais, além de advertências para que fosse melhorado as condições sanitárias do local, foi constatado que a tutora dos animais, que não se encontrava no local no momento da ação, não tem condições adequadas para a alimentação e cuidados da saúde dos cães encontrados.
Ao chegarem ao local, as equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Protetores dos Animais encontraram cães que estavam em locais pequenos e alagados, com acúmulo de dejetos e presos a correntes muito curtas. Segundo as Protetoras, muitos animais já estavam definhando pela falta de alimentação.
A Vigilância Sanitária autuou a tutora, a proibindo de recolher mais animais e ordenando a retirada dos cães que estavam no local.
Segundo Carina Genovez, Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, a situação já estava sendo acompanhada pelo Ministério Público e Delegacia da Polícia Civil, que junto à Polícia Militar e Vigilância Sanitária organizaram esta operação de retirada dos animais do local. “Eles serão recolhidos e irão ficar em posse de Protetores dos Animais, que se comprometeram a tratar dos animais, que serão chipados para que sejam monitorados e a determinação da Vigilância seja cumprida”.
Para denunciar possíveis maus-tratos à animais, você pode fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil; denunciar para a Vigilância Sanitária pelo telefone de plantão/WhatsApp: (48) 99975-2509; ou através da ouvidoria do município, na sede da Prefeitura ou pelo site da Prefeitura no botão: Ouvidoria.
E quem desejar adotar algum dos animais, basta acessar o Instagram do Centro de Bem Estar Animal: @saudeebemestar_animal , e deixar uma mensagem no Direct demonstrando interesse.
Fonte: A Hora