30 leões são eutanasiados após incêndios na África em caso chocante de crueldade animal

30 leões são eutanasiados após incêndios na África em caso chocante de crueldade animal
30 leões eutanasiados após se queimarem em incêndios em Free State. (fotos fornecidas)

Trinta leões de cativeiro em uma fazenda de criação privada no Estado Livre, província da África do Sul, tiveram que ser eutanasiados logo que o proprietário da fazenda aparentemente os deixou sofrer por dias após incêndios florestais que devastaram a área. Os detalhes divulgados pela SPCA de Bloemfontein da cena descoberta no distrito de Glen/Brandfort são angustiantes e comoventes.

Incapazes de escapar das chamas ardentes, os leões devem ter suportado dor e medo inimagináveis. A SPCA disse que essa é uma das piores coisas de acontecer a um animal, e este é um dos piores casos de crueldade contra os animais que a organização já testemunhou.

A SPCA de Bloemfontein esteve na vanguarda durante os recentes incêndios florestais para ajudar os agricultores a aliviar os animais terrivelmente feridos de qualquer sofrimento. Por dias após os incêndios, a SPCA revistou a área em busca de animais feridos.

Foi no local, em fazendas no distrito de Glen, onde pastagens e terras foram destruídas, que a SPCA encontrou a criação de leões em cativeiro na fazenda. Suas suspeitas foram levantadas pela recusa do proprietário em permitir que eles entrassem em suas terras, embora as chamas ardentes tenham “destruído a maior parte das terras… especialmente os recintos onde os leões eram mantidos”.

Em um boletim informativo no final de setembro, a SPCA alegou: “O proprietário sabia que os incêndios feriram os leões. Durante 5 dias eles não receberam nenhum tratamento veterinário. Não tivemos outra opção a não ser conseguir um mandado para entrar na propriedade.

Nossos corações partiram e nossas almas choraram

“O que encontramos nos abalou até a espinha. Quando entramos nos acampamentos dos leões, só podíamos ver a destruição deixada pelas chamas torturantes. Chegamos ao recinto dos leões e nossos corações partiram e nossas almas choraram. Notamos que os leões não conseguiram fugir do fogo ardente, e a inalação de fumaça sufocantes era evidente. Os leões não se mexiam. Todos eles estavam deitados no mesmo lugar com as patas viradas para cima. Seus corpos frágeis estavam queimados e seus rostos carregavam as cicatrizes devastadoras das chamas de poucos dias atrás. Três leões machos, supostamente reis da selva, em um dos acampamentos, não aguentavam mais. Enquanto tentavam se levantar, simplesmente desmaiavam vezes seguidas. Não podíamos sequer imaginar a dor que esses leões estavam sentindo. ”

Os acampamentos estavam em condições “horríveis”: nenhuma cerca elétrica, postes de estrutura queimados e a cerca pendurada por um fio, com áreas com furos e aberturas.

“Esses leões poderiam fugir facilmente, mas nem mesmo um fugiu. Eles estavam muito machucados, muito fracos”, disse a SPCA. “Rapidamente, percebemos que o dono não se preocupava mais com os leões. Ele não estava disposto a investir e não gastou nada financeiramente para assegurar que o bem-estar desses felinos estivesse dentro do padrão.”

Foto: Bloemfontein SPCA
Foto: Bloemfontein SPCA

De acordo com a SPCA, o proprietário já não gastava dinheiro com a alimentação dos leões. Se algum animal de criação ou selvagem morresse na área, os funcionários da fazenda recolhiam seus corpos como alimento para os leões. Eles também obtinham galinhas mortas de uma granja próxima. A SPCA acredita que esses leões passaram dias a fio sem alimento e, mesmo quando trouxeram uma vaca, não teria sido suficiente para 59 leões e três tigres.

Os leões estavam terrivelmente abaixo do peso e fracos com uma classificação corporal baixa. Suas costelas, ossos pélvicos e vertebrais eram visíveis, disse a SPCA. A inspetora sênior da Blomefontein SPCA.

Reinet Meyer, disse:

Esses leões nunca foram livres.

“Nunca fiquei tão zangada em meus 30 anos na Bloemfontein SPCA. O leão faz parte do nosso grande topo na África do Sul. O leão tem um status enorme e, como nação, devemos ter orgulho de nossos animais nativos, mas falhamos com eles. “Cultivamos uma indústria, legal ou ilegal, que faz mau uso de nossos animais para entretenimento, como caça, comércio de ossos, caça furtiva, apresentações em de circo, carinho de filhotes ou mantê-los em zoológicos ou como animais de estimação. Isso tem de acabar. “Devíamos deixar esses animais livres na natureza, sem nenhum contato humano, mas falhamos nisso como nação. Esses leões foram aprisionados e queimados, esses leões nunca foram livres.”

Aparentemente, os campos da fazenda de criação estavam cheios de fezes e carcaças velhas. Os leões foram deixados sozinhos em sua própria sujeira, sem que ninguém entrasse nos recintos para limpá-los. Além do mais, os acampamentos eram supostamente pequenos demais para os leões.

Três leões….. transformados em canibalismo

“Três leões mutilaram e mataram seu irmão em cinco minutos e o comeram porque estavam, e estão, famintos”, disse a SPCA, “virando-se para o canibalismo apenas para se manterem vivos, é de partir o coração. Este é um dos piores casos de crueldade contra animais que já aconteceu em nossas carreiras.”

A Bloemfontein SPCA foi auxiliada por um veterinário e trabalhou sob uma chuva torrencial para cuidar dos leões. Após o veterinário sedar os leões para avaliar o nível dos ferimentos, a equipe ficou horrorizada ao ver a gravidade dos mesmos. O boletim informativo descreveu como “as patas estavam queimadas, com grandes bolhas embaixo. Sangue escorria das feridas. Os rostos dos leões estavam queimados e eles não podiam comer por causa das feridas na boca. Os leões tiveram graves danos por inalação de fumaça. O dano foi tão grave para os pulmões que os leões começaram a se afogar em seu sangue. O calor do fogo causou o estouro de um dos olhos de um leão. A dor que esses leões tiveram que suportar. Não consigo nem imaginar a dor. (Veja as fotos aqui e aqui.)

Levamos suas carcaças para nossos veículos na chuva. Cremamos cada leão que tivemos que eutanasiar.

“Não podemos expressar os sentimentos de desamparo e quebrantados que tivemos durante todo esse tempo. Depois de sedarmos todos os leões e avaliarmos os ferimentos, tivemos que eutanasiar humanamente 30 leões. Levamos suas carcaças para nossos veículos na chuva. Cremamos cada leão que eutanasiamos.

” E, enquanto a equipe da SPCA trabalhava com os corações partidos e as almas despedaçadas na chuva torrencial, o proprietário “não se preocupou em estar presente durante nenhum momento da inspeção dos feridos nem durante a eutanásia. Ele ria quando recebeu o aviso e não o vimos novamente. Emitimos vários avisos de falta de água e abrigo enquanto conduzíamos as inspeções diárias na fazenda. O proprietário se recusou a cumprir qualquer um de nossos avisos. Ele se recusou a gastar qualquer quantia com aqueles leões.”

A SPCA abriu um caso de crueldade animal contra os donos dos leões. A organização diz que esses animais sofreram imensamente, mas por causa do valor de seus ossos (para o comércio de ossos de leão), os leões foram mantidos vivos a todo custo.

“Os leões que eutanasiamos de forma humana foram levados para um local de cremação onde supervisionamos cada incineração. Estávamos inflexíveis sobre que ninguém se beneficiaria de qualquer subproduto, pois estávamos arcando com todos os custos.

“Passamos dias ajudando esses animais. Ainda estamos na fazenda para garantir que os leões que ficaram na fazenda, que não sofreram ferimentos com os incêndios, se alimentem e recebam água. É uma batalha contínua.

“Durante todo esse tempo, gastamos uma enorme quantia de dinheiro para sedar, tratar, eutanasiar e cremar esses animais. Não tivemos outra escolha e jamais podíamos deixá-los sofrer. O proprietário se recusou e ainda se recusa a pagar seja o que for para os leões, e só queria suas carcaças e seus ossos. Trabalhamos até meia-noite para ajudar esses animais. Entramos nos acampamentos com os leões ainda dentro, determinados a ajudá-los.

“Pedimos a vocês, público, que nos apoiem doando para a Bloemfontein SPCA para que possamos continuar a ajudar os animais abandonados …”

Para ajudar a Bloemfontein SPCA com os animais que nós auxiliamos:

Dados bancários: Banco: ABSA Nome da conta: BFN Society for the Prevention of Cruelty to Animals Número da conta: 927 910 2644 Código da agência: 632 005 Conta poupança Referência: Lions

Ou

Envie um SMS para o número 42646 com a palavra Bloemspca. (SMS custa R30)

Visite o site www.bloemfonteinspca.co.za e clique no botão doar para fazer um pagamento fácil para os leões – referência Lions.

A SPCA diz: “Obrigado a vocês apoiadores que nos ajudam quando nós e um animal precisamos! Agradecemos todo o seu apoio.”

Tradução de Aline Amorim

Fonte: SAPeople

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.