319 gatos esterilizados ao abrigo do programa CED em Braga, Portugal

319 gatos esterilizados ao abrigo do programa CED em Braga, Portugal

Ao abrigo do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), iniciado em setembro do ano transato e que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes no concelho de Braga, foram já esterilizados 319 felídeos, dos quais 194 eram fêmeas.

Para a implementação deste programa, o Município de Braga assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Proteção Animal Abandoned Pets e com a Associação Para a Proteção de Animais Errantes de Braga, às quais disponibilizou até ao momento uma verba de cerca de 40 mil euros. Estima-se que o trabalho desenvolvido permitiu evitar aproximadamente 600 ninhadas e cerca de 3.000 filhotes.

Através do Cheque Veterinário da Ordem dos Médicos Veterinários, as associações no terreno dispõem de todas as ferramentas necessárias à implementação no terreno das medidas de captura, esterilização dos animais e devolução, que permitem a salvaguarda da saúde pública e da saúde animal. Analisando os resultados de ambas as associações, foram emitidos 467 cheques cirúrgicos (CVC) e 302 cheques veterinários CED (CVCED), estes últimos permitiram a identificação eletrónica, a desparasitação e a vacinação anti-rábica.

O trabalho das associações aderentes a este projeto passa também pela promoção da adoção dos felídeos cujo comportamento e sociabilização com o ser humano permite que esse processo seja feito em total segurança.

Este é um programa cujo sucesso se deve, em grande parte, à determinação das equipas de voluntários que, de forma gratuita, dedicam o seu tempo aos felídeos errantes e lhes proporcionam carinho e bem-estar. Ao projeto CED aderiram igualmente vários Centros de Atendimento Médico-Veterinários do concelho.

Fonte: Semanário V / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.