35 cães usados em caçadas são resgatados em condições precárias, estressados e com sinais de maus-tratos

35 cães usados em caçadas são resgatados em condições precárias, estressados e com sinais de maus-tratos
Foto: Alexis Callis (Facebook)

35 cachorros foram encontrados em condições de superlotação e com sinais de maus-tratos em uma propriedade de Casablanca, no Chile. A polícia identificou quatro pessoas como possíveis responsáveis por administrar o lugar.

Após uma ordem de investigação expedida pelo Ministério Público de Casablanca, membros da Brigada de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente, em conjunto com organizações de proteção animal se dirigiram a uma casa no município.

No local, os fiscais encontraram 35 cachorros mantidos confinados em pequenos espaços, além de apresentarem sintomas de estresse e sinais de maus-tratos.

German Klung, responsável pela investigação, informou que eram cachorros de raças diferentes e que supostamente estariam presos para poderem caçar coelhos no inverno.

Enquanto isso, o Comissário da Brigada de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (BIDEMA), Iván Navarro, informou que foi possível identificar quatro pessoas como supostos responsáveis por manterem os animais em cativeiro sem nenhum critério veterinário.

Acrescentou que a investigação continuará com a equipe de veterinários do município para determinar se há mais indícios de maus-tratos aos cachorros. Uma das penalidades que afetam os proprietários dos animais é a proibição perpétua de que eles tenham animais de estimação sob seus cuidados.

Os cachorros foram resgatados por várias organizações que se dedicam aos cuidados dos animais, como a Fundação Stuka e Galgo Chile, as quais se manterão com a custódia dos caninos durante o período da investigação.

Por Diego Vera / Tradução de Simone Sardinha de Brito

Fonte: Biobio Chile (Informação de José Miguel Gutiérrez)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.