40 pássaros em situação de cativeiro são apreendidos no Piauí

40 pássaros em situação de cativeiro são apreendidos no Piauí

A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), realizou a apreensão de 40 pássaros silvestres, de diversas espécies, que estavam sendo mantidos em cativeiro no bairro São João, na cidade de União. A ação ocorreu na terça-feira (24) e três pessoas foram autuadas.

Conforme o subtenente Francinaldo Sousa, a equipe foi até a cidade verificar uma denúncia de animais silvestres em situação de cativeiro. No endereço apontado, os policiais constataram a veracidade e em três residências, realizaram a apreensão das gaiolas e das aves, que foram soltas posteriormente.

“Em três casas conseguimos fazer a apreensão de 40 pássaros silvestres. Foi lavrado 3 Termos Circunstanciado de Ocorrência, onde as pessoas responderão na justiça pelo crime de ter animal silvestre em cativeiro. Foi feito o recolhimento e automaticamente foram soltos em seu habitat natural”, reiterou.

Segundo dados do batalhão, 517 pássaros já foram apreendidos no ano durante ações do BPA. O crime contra a fauna está previsto no art. 29, §1°, inc. III, da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Fonte: Meio Norte via Em Foco