9.732 cães e gatos foram atendidos em três meses em Fortaleza, CE

9.732 cães e gatos foram atendidos em três meses em Fortaleza, CE

Com três meses de atividades, o Vetmóvel já realizou 9.732 atendimentos gratuitos a cães e gatos em diversos bairros de Fortaleza. O equipamento itinerante se tornou referência de serviços clínico-veterinários e castração de animais pertencentes a tutores de baixa renda.

Entre os atendimentos, foram 3.680 vacinas, 3225 consultas, 1987 exames e 830 castrações. Ao todo, foram atendidos 6.734 cães e 2.998 gatos. Das 830 castrações, 386 animais pertencem a tutores de baixa renda do público em geral, 280 têm o auxílio de protetores independentes e 164 são oriundos de ONGs.

Desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o VetMóvel já passou pelo Shopping RioMar Fortaleza, Parque Adahil Barreto, Cuca Barra, Parque Del Sol, Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), Escola Professora Lireda Facó, Paço Municipal, Parque Rio Branco, Lar Torres de Melo, Dragão do Mar, UrbFor, Cuca do Jangurussu, CSU José Walter e está estacionado nesta semana na Cidade Ecológica com uma proposta de atendimento diferente da convencional.

Para que os atendimentos ocorram, atuam no VetMóvel quatro médicos veterinários, sendo um clínico geral, um anestesista e dois cirurgiões. O equipamento também oferece, gratuitamente, registro geral animal e distribuição de material educativo com informações sobre bem-estar animal e guarda responsável.

Atendimentos no VetMóvel

As atividades gratuitas de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar são disponibilizadas aos animais de tutores do público em geral. Já as castrações são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes, sendo obrigatória a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço dos tutores para a realização do serviço. As castrações precisam ser agendadas pelo número (85) 3272-3356 ou presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na Av. Pontes Vieira, 2391.

Fonte: O Lagoa

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.