Compositores lançam videoclipe que aborda veganismo; assista!

Compositores lançam videoclipe que aborda veganismo; assista!

“O que é que você come? De onde vem sua fome?” Essas são algumas das frases que podemos ouvir no refrão do rock ‘O Banquete’, dos compositores cariocas Claudia Usai, 26, e Max Kühn, 24, lançado ano passado no dia internacional do veganismo (01/11). Em dezembro, próximo ao Natal, foi a vez de lançarem seu videoclipe, com participação somente de convidados veganos e vegetarianos engajados com a causa animal. Repleto de referências veganas e reflexões (muitas vezes relacionadas à interação entre crianças e animais), além de menções a questões ambientais e de saúde de maneira mais sutil, foi totalmente produzido pelos próprios músicos. O intuito, de acordo com eles, era aproveitar a época de Natal e Ano Novo, em que muitos animais morrem ironicamente para celebrar a vida, a paz e o amor, para gerar reflexão.

A letra da música foi livremente inspirada pela série de vídeos “Meat in reverse”, da ong PETA, em que pratos são mostrados voltando no tempo até o animal que morreu. Dessa forma, a música passa por três partes intercaladas pelo refrão, a primeira com nomes de pratos, a segunda com partes de corpos e, por fim, nomes de dezenas de animais que são vítimas da indústria alimentícia. No videoclipe, o espectador começa assistindo cenas alegres como as de comerciais de grandes empresas que vendem carnes e derivados, mas, conforme a música vai evoluindo, a tensão vai crescendo, até finalizar com uma cena provocativa e chocante, colocando humanos no lugar dos animais. Para sua produção e filmagem, nada de origem animal foi utilizado, embora muitas cenas tenham sido feitas para parecer que continham carne e derivados.

Claudia Usai é vegana e ativista pelos direitos dos animais desde janeiro de 2015 e Max Kühn é ovolactovegetariano desde dezembro de 2015. Formados em composição musical na UFRJ e inspirados na fusão entre música popular brasileira, música de concerto e rock, escreveram diversas canções com temáticas atuais, algumas delas especialmente questionando valores da nossa sociedade (entre elas o single vegano O Banquete), que farão parte de seu primeiro álbum autoral, a ser lançado ainda em 2020, tendo Max ao piano e Claudia na voz. Além da música em questão, já lançaram outro single, Pra Onde As Flores Vão?, e seu próximo lançamento será o single Bug No Sistema, em 29 de fevereiro. Além da atual parceria, Max faz parte da banda Difusa e está gravando seu primeiro trabalho solo, enquanto Claudia é compositora de trilhas sonoras, além de roteirista e videomaker.

Confira o clipe abaixo (a ficha técnica completa pode ser vista na descrição do YouTube):

Fonte: Olhar Animal


Nota do Olhar Animal: O foco do veganismo são os animais não humanos. Ele trata do impacto das nossas ações e omissões para os animais, e não do impacto que a não exploração dos animais traz para os humanos. Acreditamos que qualquer definição ou abordagem que desvie da defesa direta dos interesses dos bichos acaba por enfraquecer o propósito principal do veganismo, mantendo os humanos no centro do Universo com prejuízo para os demais seres sencientes.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.