A luta de camelos na Turquia que está a deixar os ativistas furiosos

A luta de camelos na Turquia que está a deixar os ativistas furiosos

Há quatro décadas que Selcuk, parte da província de Izmir, na Turquia, serve de palco ao Festival Internacional de Luta de Camelos. A última edição aconteceu neste domingo, dia 16 de janeiro, e tem gerado críticas junto de ativistas pelos direitos dos animais.

A propósito do evento, que atrai milhares de pessoas e este ano opôs 152 camelos, os animais são reunidos numa arena de areia para lutarem entre si, numa espécie de competição que até tem direito a árbitros. Numa colina adjacente ao recinto, o público vai comendo e bebendo enquanto os animais se confrontam violentamente.

Sobre a iniciativa, Gulgun Hamamcioglu, representante de Izmir da Federação dos Direitos dos Animais (HAYTAP), disse: “Vês um animal, um ser vivo a lutar à tua frente e ele está a sofrer, está ferido e talvez até se matem uns aos outros. As pessoas gostam disso e talvez tenham lucro financeiro”. O ativista apela ainda para que se pare “esta imagem de vergonha, esta cena que nos envergonha da humanidade”.

Já Mehmet Falakali, ex-chefe do gabinete de Selcuk do Ministério do Turismo, que ajudou a organizar o festival durante os últimos 35 anos, afirma ser impossível os animais magoarem-se de forma séria. Acrescenta também que há pessoas encarregadas de separar os camelos, “quando o árbitro vê um [desenvolvimento negativo]”.

Necip Cotura, que tem três camelos e participa no festival como hobby, descreve o evento de forma romântica: “É algo que se faz com amor. Não é uma luta, é luta livre, tal como os humanos fazem”. Já Yahya Yavuz, outro participante, garantiu que a família cuida dos seus quatro camelos como se fossem filhos e que estes não fariam mal aos outros.

Por Patrícia Santos

Fonte: NiT / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.