A maioria dos coreanos apoia a proibição de criar cachorros acorrentados

A maioria dos coreanos apoia a proibição de criar cachorros acorrentados
Captura de tela do Instagram da Aware Korea.

Cachorros acorrentados na parte de fora das casas são algo comum na Coreia do Sul, mas a maioria das pessoas sente que tais práticas deveriam ser proibidas por lei, segundo uma pesquisa.

O instituto privado de pesquisa de bem-estar animal Aware publicou recentemente os resultados da pesquisa sobre a percepção pública das políticas de bem-estar animal. A pesquisa envolveu entrevistas com 2.000 adultos em 17 cidades de todo o país sobre leis e conscientização sobre a proteção dos animais.

De acordo com a pesquisa, 82,5% dos entrevistados concordaram que a criação de animais amarrados a cordas curtas ou fechados em espaços estreitos deveria ser legalmente proibida, sendo que 44% dizem que “tendem a concordar” e 38,5% dizem que “concordam”.

A pesquisa mostra que a maioria dos coreanos também é contra o consumo de carne de cachorro.

Em 2018, Pyo Chang-won, então legislador do partido governante, o Partido Democrático da Coreia, propôs um projeto de lei para proibir o abate de cães, embora não tenha sido aprovado na 20ª Assembleia. No início deste ano, o legislador do partido no governo e ministro do Meio Ambiente, Han Jeoung-ae, propôs um projeto de lei semelhante antes de ser nomeado para o cargo. No mês passado, o favorito à presidência e governador da província de Gyeonggi, Lee Jae-myung, pediu a proibição do consumo de carne de cachorro e a venda de animais de estimação em níveis legal e institucional.

A pesquisa mostrou que muitos coreanos acreditam que as leis devem ser reforçadas para proteger os animais.

Noventa e sete por cento dos entrevistados disseram que a punição para maus-tratos de animais deveria ser reforçada para evitar os casos. Especificamente, 97,3% disseram que aqueles que maltrataram os animais deveriam ser privados da guarda do animal e 98,3% disseram que os agressores deveriam ser proibidos de criar outros animais por um certo período de tempo.

Enquanto 92,5% dos entrevistados disseram que estão cientes da lei de proteção aos animais, apenas 30,6% concordaram que a lei de proteção aos animais da Coreia poderia “prevenir os maus-tratos de animais”.

Quando perguntados sobre o motivo do abandono de animais, 76,5% dos entrevistados apontaram para a falta de responsabilidade daqueles que criam animais de estimação. Na pesquisa que permitiu respostas múltiplas, 58,5% disseram que o nível de punição é fraco, enquanto 47,7% disseram que é fácil comprar e vender animais de estimação.

Por Shin Ji-hye / Tradução Ana Carolina Figueiredo

Fonte: The Korean Herald

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.