A reação de um leão ao beijo de uma garotinha mostra o quanto o rei da selva não pertence a um zoológico

A reação de um leão ao beijo de uma garotinha mostra o quanto o rei da selva não pertence a um zoológico

Tradução de Roberta M Bordin

Visitar um zoológico pode ser uma experiência confusa para as crianças. Os animais, que talvez elas possam ter assistido lutando violentamente com outros por alimento em um documentário sobre a vida selvagem, de repente aparentam ser dóceis e submissos atrás dos vidros. Às vezes o animal fica lá à toa. Outras vezes eles demonstram sinais de “zoochosis”, como balançar para frente e para trás ou bater em si mesmos. E de vez em quando, eles realmente atacam, claramente frustrados em seu cativeiro cruel.

Este vídeo é um exemplo claro disso. Nele, você vê uma jovem garota pressionando o rosto contra a janela do estande do leão de um zoológico. A princípio, o leão meramente olha para ela. Para este leão, assim como para muitos outros animais de zoológico, os visitantes são uma das suas únicas formas de estímulo. No entanto, o leve entretenimento rapidamente transformou-se em um estado violento de irritação quando a jovem garota pressionou seus lábios contra o vidro, “mandando um beijo” para o grande animal.

De repente, o leão fica em pé sobre as patas traseiras e começa a arranhar exasperadamente o vidro. Assim como vimos no ano passado, quando um gorila Silverback quase quebrou o vidro em um zoológico de Nebraska, depois que uma jovem garota, brincando, bateu em seu peito, estes animais estão em estados inegáveis de aflição. Eles podem não agir assim durante 24 horas do dia, mas momentos como este nos lembram que estes animais não apenas pertencem à vida selvagem, como também estão bastante cientes de que estão aprisionados. Mais importante ainda, quando provocados, estes animais irão reagir.

Esta garotinha evidentemente não fez por mal, ela cresceu em uma sociedade onde visitas ao zoológico são organizadas por escolas e pais empolgados. No entanto, ela foi, sem dúvidas, um catalisador para o ataque de desespero deste leão. Suas atitudes e as atitudes do leão revelam a relação distorcida e injusta entre os humanos e os animais em zoológicos.

Todos nós podemos trabalhar para ajudar estes animais, recusando-nos a promover a idéia de que zoológicos são uma experiência educacional para as crianças – ou até mesmo para os adultos. Para algumas opções melhores para conhecer animais selvagens clique aqui.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.