A saga de Tintim: cão sem patas que causou comoção por ser abandonado duas vezes ganha nova vida

A saga de Tintim: cão sem patas que causou comoção por ser abandonado duas vezes ganha nova vida
Timtim agora é Valentin e está sob a guarda de uma nova família.

Depois de ser abandonado duas vezes no mesmo dia e comover o Brasil com a sua história no início deste ano, o cão Tintim encontrou um novo lar na região metropolitana de Porto Alegre. O cão de aproximadamente três anos, e que nasceu com uma deficiência nas patas dianteiras, causou comoção após ser abandonado duplamente por um casal de São Leopoldo: a primeira vez pela esposa, e em seguida, pelo marido.

A história ganhou grande repercussão em janeiro e  fez com que os telefones da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), da Prefeitura de São Leopoldo, não parassem de tocar. Foram em torno de cem ligações e mais de vinte entrevistas presenciais de pessoas interessadas em adotá-lo.

O caso, que foi parar na polícia, chegou até a Sempa no dia 2 de janeiro, supostamente como uma entrega de animal de rua. Foram feitas divulgações com fotos de Tintim em redes sociais para achar os donos do cão, pois se acreditava que ele havia fugido da sua residência. Com a divulgação da foto, chegou até o Sempa denúncias de que o animal tinha dono. Após análise de dados, ficou constatado que o próprio tutor tinha entregue o animal para doação.

Após as denúncias, a Sempa foi até a empresa onde o tutor trabalhava e descobriu que havia um vídeo mostrando que o Tintim havia sido abandonado pela esposa do tutor na frente da empresa para que ele pegasse. O abandono inicial ocorrera em razão de uma briga conjugal entre ambos.

Nova vida

Depois de divulgações em redes sociais das imagens do abandono, onde o cão aparece sendo despejado na rua pela tutora, tendo o animal tentado retornar ao veículo que o trouxe até o local, a comoção gerou inúmeros pedidos de adoção para Timtim. O processo para uma nova adoção foi cauteloso. Os interessados tinham que comparecer presencialmente, mediante agendamento, na sede da Sempa, para que fossem feitas entrevistas com uma lista de critérios a serem cumpridos.

Depois de quase um mês entre seletivas, um novo lar estava escolhido. Tintim, que agora é chamado pela nova família de Valentin, ainda está sob a guarda provisória dos atuais tutores, que preferem não se identificar, mas garantem: amor não falta. A tutora conta que o cão chegou assustado em sua residência e em uma tentativa de acalmá-lo, ela colocou o próprio colchão no chão e dormiu junto a ele durante uma semana, até que entendesse que ele não seria abandonado novamente.

Agora, dividindo o lar com os “irmãos” Raissa, Maria, Pipe e Olívia, cachorros também adotados pela família, e a ovelha Stella, Valentin está com boa saúde, e fazendo tratamentos terapêuticos como reiki e cromoterapia, segundo a família.

Fonte: O Diário (Créd. Scom/PMSL)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.