A vida nova do ex-elefante mais solitário do mundo, em liberdade; VÍDEO

A vida nova do ex-elefante mais solitário do mundo, em liberdade; VÍDEO
Kaavan, o ex-elefante mais solitário do mundo, agora brinca, se diverte e tem amigos da espécie vivendo livres como ele e um santuário no Camboja. - Foto: reprodução / Youtube @elephantnews

Coração fica quentinho. Um vídeo atualizando como está a vida nova do ex-“elefante mais solitário do mundo” é o melhor que você vai assistir hoje.

Nas imagens, Kaavan, que viveu em cativeiro grande parte de sua vida e foi resgatado de um zoológico do Paquistão, aparece curtindo a natureza no Santuário de Vida Selvagem do Camboja.

Ele se deita no rio, toma banho tranquilamente, caminha feliz pela mata, se alimenta de grama e tem tudo o que precisa para viver sua liberdade (assista abaixo).

Liberdade e novos amigos

No Camboja Wildlife Sanctuary, os dias de Kaavan são como ele sempre mereceu.

O elefante vagueia livremente, passeando por lagos e áreas de lazer aquáticas, um forte contraste com os espaços confinados onde viveu no passado.

A transformação de Kaavan é inspiradora. Ele está sendo apresentado a três elefantes fêmeas que também vivem livres no santuário.

Ele agora deleita-se com a liberdade de escolher suas atividades e passear como quiser.

A alegria em seus passos e o brilho brincalhão em seus olhos testemunham a nova vitalidade desses dias livres.

Ele desfruta da dignidade que os animais merecem e ganha respeito e compaixão das pessoas que assistem ao vídeo o velho elefante livre.

História de resgate comovente

Kaavan agora vive em sua casa na floresta de 30 acres e tem uma história que virou símbolo de esperança para o bem-estar animal. Mas sofreu muito até chegar até aqui.

O elefante tinha apenas um ano de idade quando chegou ao zoológico Marghazar, no Paquistão, em 1985, como um presente do Sri Lanka.

Kaavan tinha uma companheira, Saheli, que viveu com ele de 1990 a 2012.

Quando ela morreu, Kaavan “ficou com o coração partido” e passou a viver sozinho desde então.

Campanha pela libertação do ex-elefante mais solitário do mundo

Em 2020, depois da ajuda da cantora Cher e outros ativistas que fizeram campanha durante pela libertação de Kaavan, as coisas começaram a mudar.

Em novembro daquele ano, Cher escreveu no Twitter que se encontrou com o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan e anunciou a mudança do elefante.

“O primeiro-ministro observou que foi um momento feliz para todos nós que, depois de dar alegria e felicidade ao povo de Islamabad e do Paquistão por cerca de 35 anos, Kaavan agora possa se mudar para um santuário especializado no Camboja”, contou a cantora na época.

A longa transferência

Kaavan foi então transferido para o Santuário de Vida Selvagem do Camboja, onde há três elefantes fêmeas para lhe fazer companhia.

O gigante de quase 5 toneladas foi carregado em uma caixa especialmente construída pra ele e seguiu em um avião de carga.

O traslado de Kaavan foi organizado pela ONG animal, FOUR PAWS , ao lado da IWMB.

A organização Free The Wild, da cantora Cher, também ajudou, juntamente com veterinários, numa verdadeira operação de guerra.

O elefante foi transportado com escolta militar, até o Aeroporto de Islamabad, no Paquistão, de onde partiu numa aeronave russa com escala na Índia.

Após 10 horas de voo, ele chegou ao seu destino feliz: o Cambodia Wildlife Sanctuary, na capital Reap.

“Acho que uma transferência de elefante de avião nesta escala nunca aconteceu antes, então estamos escrevendo história aqui”, disse o porta-voz da Four Paws, Martin Bauer, na época.

O traslado de Kaavan, que pesa 4,35 toneladas, foi organizado pela ONG animal, FOUR PAWS , ao lado da IWMB.

A organização Free The Wild, da cantora Cher, também ajudou, juntamente com veterinários, numa verdadeira operação de guerra.

Kaavan, o elefante que viveu em cativeiro grande parte de sua vida, agora brinca e se diverte livre na natureza de um santuário no Camboja. – Foto: reprodução / Youtube @elephantnews
Kaavan, o elefante que viveu em cativeiro grande parte de sua vida, agora brinca e se diverte livre na natureza de um santuário no Camboja. – Foto: reprodução / Youtube @elephantnews

Assista ao vídeo atualizado da vida nova do ex-elefante mais solitário do mundo:

Por Rinaldo de Oliveira

Fonte: Só Notícia Boa